sexta-feira, 25 de junho de 2010

ÁFRICA: Brasil garante primeiro lugar e enfrenta Chile com histórico favorável

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

Sem três titulares, Elano (contundido), Kaká (suspenso) e Robinho (poupado), com o regulamento nas mãos e os jogadores que entraram e não convenceram (Daniel Alves e Júlio Batista), o Brasil não saiu do empate em 0 a 0 com Portugal, pela última rodada da primeira fase no Grupo G da Copa da África.

A Seleção Brasileira até começou o jogo com a posse de bola e impondo um ritmo para entrar na defesa portuguesa totalmente fechada e que saia nos contra ataques buscando sempre Cristiano Ronaldo para partir pra cima da zaga canarinho com chutes de longa distância ou nas jogadas individuais.

Daniel Alves que entrou para fazer a função de um meia não conseguiu realizar o trabalho de ligação da defesa ao meio campo. Mas do lado direito, ele foi fundamental no apoio ao lateral direito Maicon. Já Júlio Batista ficou a quilômetros de distância de substituir Kaká.

Nilmar entrou no lugar de Robinho e foi muito bem. Nas jogadas individuais e com sua velocidade, o jogador levou perigo a defesa lusitana, mas ficou sozinho e não teve o apoio de Michel Bastos pelo lado esquerdo para as jogadas naquele setor e muito menos de Júlio Batista e Luís Fabiano para fazer a troca de passes lá na frente. Diante dos chilenos, a história é totalmente favorável para o futebol brasileiro.

Em Copas do Mundo da FIFA, o Brasil venceu em 1962 no próprio Chile por 4 a 2 e na França’98 por 4 a 1. Nas eliminatórias foram duas vitórias também de goleada, por 3 a 0 e 4 a 2, onde a Seleção Brasileira ficou na primeira colocação com 34 pontos e o Chile em segundo com 33.

Quem pensa que o jogo será fácil contra os chilenos, pode mudar de idéia, pois em Copa do Mundo tudo é possível e totalmente ilógico. Agora não pode haver mais erros ou vacilos.

A partida de segunda-feira (28) será outra história e outra competição. Com a volta de Kaká, Elano e Robinho, o time canarinho vai entrar em campo com um entrosamento e a tendência é jogar melhor.

FOTO: Reprodução / Fifa

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil. Paulo Rogério também estará no site Panorama de Noticias.

AS PICADINHAS DO ÉBOLI: Obrigado Honduras

DO RIO DE JANEIRO: Carlos Eduardo É boli / Especial Para o Panorama Esporte TV Brasil.

Adorei a eliminação da seleção-ferrolho da Suíça que só sabe se defender. Essa seleção tem um dos piores ataques do mundo. Espanha e Chile mereciam seguir na Copa. A Espanha está esquentando e Marcelo Bielsa vem fazendo um grande trabalho com os chilenos.

Graças a Deus a Copa do Mundo se viu livre do futebol feio de marcação dos suíços. Outra que vai sem deixar saudades!!!

Vimos o que temíamos

Não fiquei preocupado com o empate do Brasil contra forte seleção de Portugal. O resultado é mais do que normal, mas a partida deixou claro que o time de Dunga sem Kaká sofre demais para criar jogadas.

A presença de Julio Baptista deixou um vazio no meio de campo. Além do jogador da Roma ter características diferentes, ele entrou mal e nada fez. Para piorar a situação, o técnico brasileiro demorou demais para enxergar isso e só tirou Julio no fim. Dunga fica gritante feito um desesperado do lado de fora como se isso fosse mudar alguma coisa no jogo.

Dunga precisa gritar menos e agir mais. Como? Com alterações. A primeira de todas foi acertada. Felipe Melo estava descontrolado e seria expulso ainda na etapa inicial. Aliás, todos sabemos do temperamento explosivo do volante-volante. Qual a chance dele ser expulso num jogo mais importante? Todas!!!

Ramirez entrou e tentou fazer algo diferente, mas, convenhamos, está longe de ser um armador de jogadas. Ou seja, vimos o que temíamos. Com a saída de Kaká, não há ninguém para armar a aquipe. Passamos a ser apenas um time aplicado dependente dos talentos individuais dos nossos atacantes e do lateral Maicon.

Ramirez é um volante corredor útil para o time, mas depender dele para chegar ao ataque me parece preocupante. Gilberto poderia ter sido testado no lugar de Baptista para valorizar mais o lado esquerdo. Dunga não viu isso. Nilmar e Luis Fabiano jogaram bem apenas no primeiro tempo como boa parte da equipe brasileira. No segundo tempo, foi um desastre coletivo. Portugal, mesmo sem objetividade, conseguiu ameaçar o gol de Júlio César.

Contra o Chile voltam Kaká, Robinho e Elano. Outra boa notícia é que Felipe Melo deve ficar de fora.

FONTE / AUTOR: Carlos Eduardo Eboli é âncora do CBN Esportes aos domingos e comentarista esportivo. Participa diariamente dos programas CBN Rio e CBN Total. Eboli participou da cobertura de três Olimpíadas (Sidney, em 2000; Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008), duas Copas do Mundo (Japão/Coréia, em 2002, e Alemanha, em 2006) e dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e do Rio de Janeiro, em 2007. Eboli também estará no site Panorama de Noticias.

BOI BUMBÁ: o Festival de Parintins, no Amazonas, já começou nesta sexta-feita, 25. Veja detalhes no Panorama, direto da Ilha

DE SÃO PAULO: Marcos Freire/Especial no Panorama.

Olá internauta que acompanha e escreve para o Panorama Esporte TV Brasil. Nas próximas horas você vai poder ver imagens e textos diferenciados sobre o Festival de Número 45 de Parintins, no estado do Amazonas.

Nesta sexta-feira, 25, a abertura oficial será feita pela Boi Bumbá Garantido, o vermelho e Branco. Em seguida será a vez da apresentação do Caprichoso, o Azul e Branco.
.
A ilha Tupinambarana pegou fogo, nesta quinta-feira (24), com a festa dos visitantes.
.
A jornalista Paula Castro, que está na cidade, vai entoar as peripércias, malfazejos e curiosidades que a TV Bandeirantes, emissora oficial para transmissão, não irá lhe mostrar.
.
Aguarde.
.
E em julho, o site Panorama de Noticias será uma ferramenta diferenciada no contexto jornalistico do Brasil. Você vai ver.

Imagem: Divulgação Parintins 2010.
.
Marcos Freire é jornalista e responsávei pela deditoria Sul do Panorama. Também estarei no site Panorama de Noticias.

ESTEJA CONOSCO: panorama@folha.com.br