segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

SETOR PRIMÁRIO: secretaria ajudará produtores rurais de Manaus


DA REDAÇÃO NORTE: Panorama Esporte TV Brasil.
.
O Subsecretário de Produção Rural do Município de Manaus, Rogério Vasconcelos, 39, foi o entrevistado do Programa Globo no Campo, da Rádio Globo Manaus (AM 1440 kHz), na manhã deste sábado, 14.

Vasconcelos, natural do Municipio de Itacoatiara no Amazonas, já foi Diretor Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (IDAM), em 2002, Delegado Federal do Ministério da Agricultura, além de Superintendente Federal de Pesca e Abastecimento.

Entre os assuntos abordados, o Subsecretário, enfatizou que nesta administração, todas as secretarias estão trabalhando integradas.

"Nós estamos trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Terezinha Ruiz, com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Marcelo Dutra e com o Sidnei Leite, que é um secretário que está procurando ver os convênios em âmbito Federal, entre eles, o Programa luz para todos", disse.

MAPEAMENTO DE MANAUS

Ele destacou ainda que, a capital do Amazonas está sendo toda mapeada para que os trabalhos, ao setor primário, cheguem com eficácia.

"Em parceria com as demais secretarias, estamos verificando quais as necessidades dos Ramais e produtores. Não vamos criar problemas para nós mesmos. Vamos trabalhar como uma família. Vamos trabalhar dentro da legalidade, tanto ambiental, quanto produção, para que possamos reverter o êxito rural existente", salientou.

Sobre os assentamentos, Vasconcelos foi enfático. "Nós temos grandes exemplos de erros Históricos de assentamentos. Muitas vezes a pessoa pega, desapropria uma área, põem o pessoal lá, divide os hectares, abre os ramais e depois some, desaparece. As conseqüências, são: muita malária, fica doente, pega uma hepatite, se perde no meio do mato, ou seja, não tem nenhuma assistência. E o principal trabalho da nossa secretaria, que não posso deixar de comentar, vai ser a assistência técnica, no contexto literal da palavra, e extensão rural. Vamos ter o técnico residente no local, que hoje, não existe".

PROJETO INOVADOR

Nós próximos meses, a Subsecretaria de Produção Rural, lançará o Projeto Feira Itinerante, utilizando as quadras das Escolas Municipais para aproximar Produtores Rurais e consumidores.

"Eu tive uma conversa com a Professora Terezinha Ruiz e nós pensamos utilizar um quantitativo de estudantes, que são mais de trezentos e 40 mil na rede municipal de ensino. Então este Projeto está sendo dimensionado e iremos selecionar umas escolas para começarmos. A Semaga (Secretaria de Abastecimento) vai se incumbir de trazer a produção e o produtor. Com toda a estrutura necessária, a feira será realizada aos sábados pela manhã, até uma hora da tarde. Essa feira vai ajudar o produtor a vender direto para a comunidade. E a comunidade terá produto de qualidade, frescos e colhidos um dia antes. O produtor, em seu stand, ganha que vende melhor e ganha a população", ressaltou.

A partir de abril a feira Itinerante deverá começar a funcionar, pois não existia uma secretaria de produção. "Nesta reforma administrativa foi criada para desenvolver projetos como este", concluiu.

O produtor rural que quiser informações, dicas ou conversar com os profissionais da secretaria de Produção Rural do Município de Manaus, podem manter contato por meio do fone: (92) 3663-8344.

FONTE/AUTOR: Adeilson Albuquerque