quarta-feira, 21 de abril de 2010

VACINAÇÃO: calendário de idosos é alterado nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste

DE SÃO PAULO: Marcos Freire, editor Sul, com informações do Ministério da Saúde / Especial para o Panorama Brasil

Problemas na entrega das doses de vacina contra a gripe comum, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, obrigaram o Ministério da Saúde a alterar o calendário da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.

A estratégia, que começaria em todo o Brasil no próximo sábado, 24 de abril, teve o início adiado para 8 de maio, nos estados das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Nestas regiões, a vacinação dos idosos seguirá até 21 de maio. A alteração não trará qualquer prejuízo à saúde dessa população.

Já nas regiões Norte e Sul, permanece a data inicialmente prevista para vacinação dos idosos: de 24 de abril a 7 de maio.

A decisão por alterar o calendário foi tomada pelo Ministério da Saúde e pelos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais (CONASS) e Municipais (CONASEMS) de Saúde, após informe do Butantan sobre o atraso na entrega.

Os detalhes abaixo:

Estados das regiões Sul e Norte – 24 de abril a 7 de maio

A vacinação de idosos nos dez estados das regiões Sul e Norte permanece entre 24 de abril e 7 de maio. Todas as pessoas com mais de 60 anos que moram nessas regiões serão imunizadas contra a gripe comum, como acontece todos os anos.

Se tiverem doenças crônicas, os idosos receberão, também, no outro braço, uma dose de vacina contra a gripe H1N1. Assim, os idosos só vão precisar ir aos postos de vacinação uma única vez.

Questões logísticas, no Norte; e epidemiológicas, no Sul; reforçaram a necessidade de manter a data de vacinação dos idosos nessas duas regiões.

No Norte, 100% das doses de vacina contra a gripe comum já haviam sido entregues às Secretarias Estaduais de Saúde na semana passada. O envio de vacinas é priorizado para o Norte porque as secretarias estaduais de saúde desta região têm dificuldade de acesso a municípios e populações mais isoladas e muitas vezes precisam usar barcos e aviões para transportar as vacinas.

E o Sul é, historicamente, a região com inverno mais rigoroso em relação ao restante do país. No Norte e no Sul, a vacinação de adultos de 30 a 39 anos está mantida: de 10 a 21 de maio.

Estados das regiões Sudeste, Nordeste e Centro Oeste – 8 a 21 de maio

Nessas regiões, a campanha de vacinação contra a gripe comum para maiores de 60 anos terá seu início adiado para o dia 8 de maio, seguindo até 21 de maio. Aqueles que tiverem doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe H1N1. Nesse caso, os idosos poderão optar por antecipar a vacinação contra a nova gripe já a partir de 24 de abril, data inicialmente prevista para o início da vacinação do idoso.

Mas atenção: é necessário reforçar que os idosos que fizerem esta opção terão de voltar aos postos de vacinação mais uma vez, para tomar a vacina da gripe comum, entre 8 e 21 de maio.

Fornecimento de vacinas contra a gripe comum por parte do Instituto Butantan

O Instituto Butantan, parceiro histórico do Ministério da Saúde e o único laboratório público brasileiro e da América Latina que produz vacinas contra a Influenza, informou, na última sexta-feira (16), que não poderá entregar todas as doses combinadas no prazo inicialmente estipulado para a campanha da vacinação do idoso contra a gripe comum.

Pelo contrato assinado entre o Butantan e o Ministério da Saúde, em 30 de dezembro de 2009, o fornecimento do total de doses necessárias para a campanha seria concluído até a primeira quinzena de abril. Desse quantitativo, 6,2 milhões de doses foram entregues até o momento – o que representa um terço do total. De acordo com o novo cronograma, as próximas remessas devem ocorrer em tempo de atender o novo calendário agora anunciado.

DISQUE SAÚDE 0800 61 1997

Fonte: Ministério da Saúde

Foto: Reprodução.

Marcos Freire é jornalista e responsável pela editoria Sul do Panorama Brasil.

APROVEITE: panorama@folha.com.br

COLE SEU BANNER AO LADO POR UM VALOR PROMOCIONAL! BREVE NOSSO SITE.