quinta-feira, 8 de abril de 2010

TRAGÉDIA: 200 devem está soterrados em Niterói/RJ. 17 corpos foram resgatados até agora

DE SÃO PAULO: Marcos Freire-editor Sul de plantão / Especial para o Panorama Brasil.

O Corpo de Bombeiros, com mais de 100 homens, acaba de localizar, agora à noite, mais três corpos. Mas eles ainda não foram retirados do meio da lama, no Morro do Bumba, em Niterói.

Os corpos encontrados estão pertos das máquinas que trabalham no local para desterrar casas e resto de bens das pessoas que residiam na área da tragédia.

Estes três corpos ainda não foram computados com os 14 já resgatados por profissionais do Corpo de Bombeiros.

Quando os encontrados forem juntados aos 14 no Instituto Médico Legal (IML), serão oficialmente, ao todo, 17 corpos resgatados.

Debaixo de chuvisco, as máquinas continuam em busca de vítimas e novos resgatados.

Calamidade Pública

Estado de calamidade pública foi decretado, hoje à tarde, pelo prefeito de Niterói, Jorge Silveira.

182 é o número de mortos, em todo o Rio de Janeiro. Só em Niterói já foram contabilizados, pelos Bombeiros, mais de 100 pessoas.

Presente no local do deslizamento o Governador do Rio foi enfático. “É hora de solidariedade e de ajuda. E não é momento de procurarmos culpados para a tragédia”, disse Sergio Cabral.

EM BREVE MAIS DETALHES, direto do RIO.

Foto: Juliana Rezende G1/ Morro do Bumba, Niterói/RJ
Marcos Freire é jornalista e responsável pela editoria Sul do Panorama.

CASO DANIELLA PEREZ: “Eu, se eu fosse a Glória, eu também não perdoaria você”, afirmou Ratinho

DE SÃO PAULO: Ernesto vinhote / Especial para o Panorama Brasil

O apresentador, Carlos Massa, levou ao Programa do Ratinho, na noite desta quinta-feira (08), Guilherme de Pádua, que passou 18 anos sem falar com a imprensa após ser acusado pelo assassinato da atriz Daniella Perez, filha da autora de novelas Glória Perez.

A tão aguardada entrevista começou bem polêmica. De inicio, Ratinho disparou, “porque você matou Daniella Perez”?

O entrevistado, durante 15 minutos desconversou e não respondeu tal pergunta. Este foi o tom do bate papo.

Guilherme de Pádua disse que é uma injustiça o que estão fazendo com ele. “É como se eu fosse um psicopata. Sempre as pessoas falam na imprensa como se tudo tivesse acontecido na semana passada. São 18 anos. Eu fui preso e cumprir pena. Tudo o que mandaram em fazer, eu fiz. Fiquei preso quase sete anos. Se mandavam tirar a roupa, eu tirava. Se mandavam eu ajoelhar, eu ajoelhava”, salientou.

Guilherme de Pádua ressaltou que é preciso ser ouvido todos os lados. "Muita gente que faz muita coisa errada não vai pra cadeia. No seu twitter (Ratinho) eu fui ameaçado. Se eu tocasse no assunto, aqui em seu programa, eu serei processado”, disse.

Existem três versões sobre o caso, mas só foram divulgados um, sobre a versão oficial. “O que foi divulgado foi sempre a versão da acusação, da promotoria”.

Quando Ratinho perguntou se Guilherme era autor do crime ou co-autor ele respondeu. “Pela condenação eu sou o autor e minha ex-esposa é a co-autora”.

Ratinho questionou: ”você já pensou em pedir desculpa da mãe da vitima”? O que mais eu quero é a felicidade das pessoas que eu fiz chorar. Eu já sonhei tanto com isso. Eu já chorei e imaginando como seria como eu poderia fazer.

Sem respostas coerentes

Durante quase 40 minutos de entrevista Guilherme de Pádua esquivou-se das perguntas e não respondeu a quase nenhuma.

Ao encerrar o programa, o apresentador irritado, olhando para a câmera e depois para Guilherme, afirmou: “Eu, se eu fosse a Glória, eu também não perdoaria você. Boa noite Brasil”, finalizou Ratinho. A câmera girou no rosto de Guilherme que aparentava preocupação e receio.

Guilherme de Pádua está em São Paulo desde o início da semana esperando para ser entrevistado por Ratinho.

FOTO: Reprodução

TRAGÉDIA: Bombeiros confirmam 182 mortos. Mas o número pode chegar a 200, no Rio de Janeiro

DO RIO: Ruth Veloso, com informações da TV Bandeirantes / Especial para o Panorama TV Brasil

Casas penduradas, soterradas, esmigalhadas, olhar de sofrimento e quase 200 pessoas mortas.

Este é o reflexo das fortes chuvas que acometeram o Rio de Janeiro nas últimas horas. A chuva continua caindo no Estado.

Sem política habitacional, pessoas que moravam em um lixão, no Morro do Bumba, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, foram soterradas.

O Corpo de Bombeiros, lutando cada vez mais para encontrar vidas, continua o trabalho de buscas na localidade. “Muitas pessoas desesperadas estavam no local em busca de parentes e estavam atrapalhando o trabalho de resgate. Recebemos apoio de várias unidades da PM para proporcionarmos condições significativas para os bombeiros trabalhar com tranqüilidade. Sobre o possível arrastão que aconteceu no centro da cidade isso não aconteceu. Foi apenas um boato”, disse o Coronel da Policia Militar (PM) França.

O Coronel afirmou que eles vão continuar se esforçando para tentar encontrar pessoas com vida. “É complicado, mas estamos todos empenhados para encontrar pessoas com vida. Há uma perspectiva de 60 casas, neste local, soterradas. Se este número se confirmar e, levando em consideração quatro pessoas por família, isso leva um total de 180 pessoas mortas. Mas isso está por se confirmar”, disse.

Durante o Programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes/SP, o Comandante do Corpo de Bombeiro, Coronel Zé Paulo, afirmou que o trabalho é minucioso e requer muita atenção. “É um trabalho que requer uma grande atenção. O solo está molhado. Tivemos geólogos aqui no local da tragédia para analisarem as encostas. Tudo isso para permitir o trabalho de maquinas pesadas no local. Existe risco de escorregamento e isso pode gerar novos acidentes. Temos muito cuidado, também, com nossos profissionais dos Bombeiros”, frisou.

FOTO: Reprodução.

DESASTRE: intempérie não perdoa Rio de Janeiro. Mais mortos são resgatados, em Niterói

DE SÃO PAULO: Amro Santos, com informações da Rádio CBN / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

O jornalista João Carlos Santana, da Rádio CBN/SP disse, agora à tarde, que Chega a 10 o número de mortos no deslizamento no Morro do Bumba, em Niterói, Região Metropolitana do Rio.

56 feridos foram resgatados. O Rio de Janeiro registra, ao menos, 161 óbitos em decorrência das chuvas.

O Governo Federal anunciou a liberação de 200 milhões de reais para ações emergenciais, no Rio.

O governador, Sergio Cabral, informou que 110 milhões serão destinados à Niterói, São Gonçalo e outros municípios da Região.

Os outros 90 milhões serão utilizados na capital Fluminense. O vice presidente da Caixa Econômica Federal, Moreira Franco, afirmou que a instituição vai liberar recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as vitimas da tragédia no Rio de Janeiro.

Ao todo, segundo o Corpo de Bombeiros, 89 é o número de mortos. Neste momento o sol começa a aparecer em Niterói. Mas apesar disso, o sofrimento em decorrência dos escombros em cima de casas, é muito grande.

Na Bahia / Mais temporal

A prefeitura de Salvador (BA) suspendeu as aulas na rede Municipal nos turnos da tarde e da noite, de hoje, em razão da forte chuva que começou de madrugada.

A defesa civil registrou cerca de 200 ocorrências relativas ao temporal.

Entre elas dois desabamentos de imóveis e 25 deslizamentos de terra. Não houve feridos.

Foto: Reprodução

DÍVIDAS: agricultores da Região Norte poderão renegociá-las

DE MANAUS: Adeilson Albuquerque, com informações do Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário / Especial para o Panorama Brasil

Agricultores da Região Norte poderão prorrogar e obter descontos para liquidação de operações de crédito rural contratadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

O decreto 7.137 foi publicado no último dia 1º, no Diário Oficial da União (DOU).

Estima-se que aproximadamente 61 mil contratos poderão ser renegociados.

Poderão renegociar até 30 de junho os agricultores que estejam em situação de inadimplência e que tenham operações de crédito rural contratadas até 28 de fevereiro de 2004, com recursos do FNO, ao amparo do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Extrativismo Vegetal (Prodex) e do Programa de Apoio à Pequena Produção Familiar Organizada (Prorural).

Já para os financiamentos pelo FNO-Especial a renegociação só é válida até 30 de junho para as operações contratadas até 31 de dezembro de 2003.

Negociação

Para renegociar, basta o agricultor procurar uma agência do Banco da Amazônia (Basa) e efetuar o pagamento de 1% do saldo devedor vencido ajustado.

Para aqueles que queiram liquidar sua dívida, serão concedidos descontos calculados sobre o valor total da dívida atualizada.

FONTE: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Foto: Reprodução.
Adeilson Albuquerque é jornalista e responsável pela editoria Norte do Panorama.

DESASTRE: Ministério da Saúde envia 5 toneladas de medicamentos para o Rio de Janeiro

DO RIO: Ruth Veloso, com informações do Ministério da Saúde / Especial para o Panorama TV Brasil

O Ministério da Saúde destinou ao Rio de Janeiro mais de 5 toneladas de medicamentos e insumos destinados ao auxílio às pessoas desalojadas, desabrigadas e à situação de emergência em algumas localidades da capital fluminense e cidades do Estado.

São ao todo 52 kits, suficientes para atender 26 mil pessoas por um período de três meses.

Ainda, foi estruturado nos hospitais federais um esquema especial de atendimento a população atingida pelas chuvas, definido o envio de novas ambulâncias para a região, planejada uma campanha de esclarecimento sobre doenças causas pelas enchentes, e avaliado plano de reestruturação da rede de saúde atingida pelas chuvas.

Do total de kits, 22 já estavam no Rio de Janeiro e foram colocados a disposição das secretarias de saúde.

O material será utilizado na capital e nas demais cidades atingidas pelas chuvas. Outros 30 kits estão sendo remanejados de outros estados.

O material é composto por antibióticos, antiinflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, cateteres e seringas, entre outros componentes.

Ação conjunta

O Departamento de Gestão Hospitalar Federal no Rio de Janeiro (DGH) participa do esforço conjunto para atendimento das vítimas e colocou a disposição parte das 75 salas cirúrgicas dos hospitais federais (Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Lagoa, Ipanema e dos Servidores).

Válida pelos próximos 20 dias, a medida deve auxiliar sobretudo nas áreas ortopédica e neurocirurgia.

A iniciativa é uma das diretrizes do Plano de Contingência para Chuvas, Catástrofes e Afins, da Rede Hospitala Federal, que inclui ainda medidas para evitar a interrupção do atendimento. Entre elas, a dobra na escala de profissionais – se houver necessidade.

Há também a possibilidade de suspensão das cirurgias eletivas (sem caráter emergencial) já marcadas para permitir o atendimento dos casos urgentes provocados pelas chuvas.

Devem ser oferecidas 230 cirurgias ortopédicas e 50 neurocirurgias durante os 20 dias.

O secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, esteve reunido com representantes do Estado e dos municípios atingidos e fez um sobrevôo acima das áreas mais afetadas.

Desse encontro, outras ações foram definidas como a antecipação da entrega de 50 ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgências).

Do total, 30 delas serão enviadas amanhã para o Rio de Janeiro, 12, para a Baixada Fluminense, e 8, para a região de atendimento de Niterói.

Campanha massiça

O Ministério da Saúde também ficou encarregado de promover uma campanha na mídia sobre as doenças mais comuns nos casos de enchente e de água contaminada.

São doenças que podem ter um período de incubação superior a uma semana, que devem ser vistas com a atenção adequada para evitar o seu agravamento.

Para o atendimento, serão envidadas para as equipes de Saúde da Família, das UPAs e outros profissionais de atendimento direto a população um manual de vigilância em saúde, com informações sobre o atendimento nessas situações.

Finalmente, os prefeitos da região comprometeram-se a produzir um relatório sobre dos danos causados pela chuva na rede pública de saúde. A partir dessa análise será elaborado um plano de reestruturação dos serviços de saúde.

Disque Saúde: 0800 61 1997

FOTO: Reprodução

FALE CONOSCO: panorama@folha.com.br

PALAVRA ESPECIALIZADA: FIFA quer saber qual é sua escalação de todos os tempos

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga/Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

Na enquete realizada pelo site www.fifa.com, o time do Santos venceu a preferência dos internautas em todo o planeta como o melhor time do Brasil em todos os tempos.

Também opinei no time do peixe como melhor equipe. E não poderia ser diferente, pois o peixe na década de 60 tinha não um elenco, mas o melhor elenco em toda a história do futebol campeão do mundo.

É interessante e considero como válida essas enquetes da Federação Internacional, que movimenta não somente os torcedores na web pelo país, mas os internautas em todo o mundo que admira o futebol brasileiro pela sua beleza e técnica.

E agora. Como escolher a melhor escalação de todos os tempos? Deixemos de lado a paixão e vamos analisar de maneira racional e friamente para não cometer erros ou injustiças ao montar a melhor formação da história.

O futebol brasileiro é tão rico em sua trajetória que fica difícil definir qual seria a escalação de onze jogadores que fizeram nome dentro e fora do país?

Um nome nessa equipe tem vaga garantida em qualquer seleção, time, escalação, enfim .... Seu nome é simplesmente “Pelé”.

Os demais jogadores pra completar o time é uma aventura dentro de memória de qualquer torcedor em justificar seu voto.

Poderia citar Zico, Garrincha, Tostão, Romário, Ronaldo, Carlos Alberto Torres, Falcão, Edu, Éder Aleixo, Bebeto, Ronaldinho Gaúcho, enfim são tantos que passaram e que ainda estão na mídia que parece ser uma missão impossível de realizar.

Essa é uma dica muito legal. Então participe com sua opinião, acessando o link http://pt.fifa.com/worldfootball/clubfootball/news/newsid

FOto: Reprodução
FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.