sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

ARTHUR NETO: concede entrevista ao Jornal do Commercio/AM.

DE MANAUS: Especial para o Panorama.
.
A luta para que os incentivos à produção dos set-top boxes fossem exclusividade da ZFM (Zona Franca de Manaus) e o combate à criação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) foram alguns ‘fogos cruzados’ em que o senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) se envolveu em 2007. Em entrevista ao Jornal do Commercio, o parlamentar afirmou que apesar de toda a festa que se fez no Amazonas com a aprovação da MP-352, a TV Digital não está assegurada ao Estado. Para Artur, pior do que essa incerteza é a aprovação da Medida Provisória das ZPEs no Senado, que segundo ele são a ameaça mais séria já enfrentada pelo modelo ZFM.
.
Confira a entrevista:

Jornal do Commercio - Em 2007 a bancada do Amazonas travou batalhas importantes no Senado, entre elas a MP-352 e o projeto de Lei das ZPEs. Após a aprovação da MP, tudo indicava que a produção do conversor seria exclusividade do Estado. No entanto, nos últimos meses o ministro das Comunicações, Hélio Costa, levantou novamente a bandeira dos incentivos para todo o país e criticou duramente o PIM (Pólo Industrial de Manaus), alegando que os preços são absurdos. Como a bancada está se movimentando no sentido de impedir que a produção do set-top box seja “compartilhada” com as demais regiões? Arthur Neto - Isso tem um lado trágico e um lado pedagógico, que é começar a colocar por terra uma criancice de que o PSDB e São Paulo são contra a Zona Franca, até porque o Ministro Hélio Costa é do PMDB, mesmo partido do governador Eduardo Braga. O que existe na verdade é o interesse econômico de cada Estado e de cada região. Sempre disse que se o governador José Serra tivesse sido derrotado na eleição para governador de São Paulo, teríamos os mesmos problemas com o Aloizio Mercadante (PT-SP), até porque o dever fundamental dele seria defender o Estado que o elegeu.
.
JC – O senhor mencionou que o PSDB e São Paulo não são contra a Zona Franca, mas no fim de 2006 o ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo, que assumiu porque o Geraldo Alckmin disputou a eleição presidencial, elevou de 12% para 18% o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cobrado sobre os monitores produzidos em Manaus e vendidos em São Paulo.
.
AN – A medida foi feita pelo Cláudio Lembo (DEM), com a concordância do Alckmin e a ciência do Serra. O Serra é meu amigo fraterno. Ele disse: “Não fui eu que fiz”. E eu respondi: “Se não foi, revoga. Se você está discordando disso e afirma que foi o Lembo, tem duas coisas: ou você acha que eu sou burro e você é a primeira pessoa que diz isso. Mas se foi o Lembo, revoga, já que você não tem nada a ver com o governo dele”. Essa foi uma decisão de São Paulo. O Alckmin não se queimou porque o Lembo assinou e o Serra concordou.
.
JC – Outra questão que parecia adormecida e novamente preocupa é a MP das ZPEs, que foi aprovada dando o direito de as indústrias comercializarem os 20% no mercado interno. Recentemente, o senador Jefferson Peres afirmou que essa batalha perdida pode nos levar a perder a guerra. Essa também é a sua impressão?
.
AN - Estou vendo que a mãe de todas as batalhas está por vir, que é a das ZPEs. Pode ser que não tenhamos como escapar. Não tínhamos força para enfrentar tanta gente no Senado. Isso marcou uma relação minha com o senador José Sarney (PMDM-MA). Outro dia ele me disse que a Zona Franca não é prejudicada pelas zonas de processamento. Eu respondi que tinha convicção do contrário, assim como discordei da política econômica do governo dele, que no último mês deixou uma inflação de 84%.
.
JC - O senhor acha que a ZPE foi uma moeda de troca do governo na tentativa de aprovar a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira)? AN - Foi uma moeda de troca sim, mas não por causa da CPMF. Em troca do apoio do senador José Sarney e de sua bancada, em troca do apoio de segmentos importantes do Nordeste. É uma hora que eu me sinto impotente, porque com qualquer outro tema eu consigo paralisar o Senado. Mas com a ZPE eu não consigo.
.
JC – Nos próximos anos, o que o senhor ainda quer realizar como representante do Amazonas no Senado? AN - Surpreenderam-me agora pela sexta vez me elegendo como líder do partido e eu espero sinceramente que seja a última porque eu quero ter esses dois últimos anos do mandato para me dedicar mesmo a outros assuntos de mais profundidade. JC – Que matérias serão o seu foco?
.
AN - Estou começando a entrar muito nessa história de aquecimento global, pra valer. A liderança me coloca falando muito de assuntos gerais. Queria os dois últimos anos pra ter mais liberdade pra cuidar da minha reeleição, mais tempo pra visitar meus companheiros no Estado do Amazonas. Tempo também pra estudar, pegar uma matéria importante e relatar profundamente.

FIM: contrato com MSI.

DE SÃO PAULO: Correspondente do Panorama.
.
Profissionais da diretoria do Corinthians informaram que enviou uma notificação à MSI formalizando a rescisão contratual da parceria, que já não era efetiva desde 24 de julho de 2007. Mesmo com o fim do contrato com a MSI, o Corinthians está reservando-se o direito de cobrar supostos valores devidos pela empresa.
Raiynersonmensonilson.

BOM DE BOLA: decisão é neste sábado no Vivaldão.

DE MANAUS: Correspondente do Panorama.
.
Oito equipes irão se enfrentar na disputa da etapa final da 3ª Copa Bom de Bola, que será realizada neste sábado, 22, no Estádio Vivaldo Lima, em Manaus/AM. A entrada é franca e os portões estarão abertos a partir das 05h (de Brasília) para receber a comunidade. O campeonato é formado por equipes das categorias sub-12, sub-14 e sub-16 e naipe feminino de origem dos bairros periféricos da cidade. Além do título de campeão e vice-campeão, as equipes vencedoras levam, troféus, medalhas e prêmios surpresa, para os destaques como artilheiro, craque, melhor goleiro e atleta revelação das categorias masculino e feminino. Em caso de empate, o regulamento prevê que as equipes masculina e feminina terão que decidir o jogo em cobrança de pênalti. Cada partida terá a duração de 30 minutos, sendo 15 minutos cada tempo, sem intervalo de descanso, com exceção do sub 16 em que joga 20 minutos cada tempo e encerra o Campeonato 2007. A 3ª Copa Bom de Bola, fecha com um total de 388 jogos disputados com uma média de quatro gols por partida.
.
A Copa Bom tem por objetivo promover a integração social e cultural entre jovens, crianças, adolescentes e mulheres nos bairros periféricos de Manaus, por meio do Esporte (Futebol).
Informações adicionais por meio dos números: (92) 9615 8136.

CADASTRO ÚNICO: tem nova versão.

DO RIO: Correspondente do Panorama.
.
Os gestores municipais do Programa Bolsa Família têm à disposição uma nova versão do Cadastro Único para Programas Sociais, que pode ser acessada na página da Caixa Econômica Federal. A versão 6.05 permite identificar famílias em situação de rua, pessoas libertas de trabalho escravo e também aquelas que participam de algum programa do governo federal ou recebem benefício social, como o Juventude Cidadã, e programas habitacionais. As novas funcionalidades vão facilitar o uso do Cadastro Único – base de dados utilizada especialmente pelo Programa Bolsa Família – para integrar as diversas ações de políticas públicas destinadas à população de baixa renda. As dúvidas sobre a utilização da nova versão podem ser esclarecidas pelo Manual de Instalação, que também que se encontra no portal da Caixa (www.caixa.gov.br).

TRÂNSITO: Detran terá novas ações para 2008.

DE MANAUS: Correspondente do Panorama.
.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) preparou uma série de ações e projetos para 2008. Entre os planos traçados para o ano que vem, estão previstos a implantação de um programa que vai facilitar, aos condutores de baixa renda, o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH); campanhas educativas na capital e no interior e a execução de um projeto para levar o tema trânsito para o Ensino Médio, nas escolas públicas. Logo em janeiro, o Detran/AM começará a enviar cartas para avisar os condutores sobre o vencimento do licenciamento dos carros. As cartas serão encaminhadas aos endereços cadastrados no órgão. O Detran/AM alerta os usuários que mudaram de endereço, para que façam a atualização junto ao órgão. O Detran/AM pretende inaugurar, no primeiro trimestre de 2008, a Escola Pública de Trânsito do Amazonas (EPTAM), projeto, que vai beneficiar condutores de baixa renda, com a isenção dos custos para a obtenção da primeira habilitação.