sexta-feira, 29 de agosto de 2008

TIMEMANIA: projeto altera para favorecer times pequenos.


DA REDAÇÃO BRASILIA: Panorama Esporte TV.
.
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3701/08, do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), que aumenta os percentuais de repasse de recursos arrecadados pela Timemania (loteria criada pelo governo federal em 2006) para os clubes pequenos.
.
O objetivo, segundo o autor, é corrigir distorções criadas pelas atuais regras, que favorecem os clubes maiores.
.
Atualmente, a Lei 11.345/06 estabelece que, do total de recursos arrecadados pela Timemania, 22% são destinados aos clubes de futebol, dos quais 20% são repassados diretamente os times e 2% por meio de indicações do apostador - mecanismo denominado de "time do coração"
.
Mudança
Vital do Rêgo propõe que o percentual destinado diretamente aos clubes seja dividido da seguinte forma: em 55% para times da série A, 25% para série B, 14% para os times selecionados em campeonatos nacionais e regionais e 6% para o restante dos clubes de futebol profissionais.
.
Atualmente, os percentuais são de 65% para os que jogaram na série A em 2007, 25% para os que disputaram a série B, 8% para os outros 40 clubes e 2% para 18 times que aderiram à loteria, mas não tiveram escudos impressos nos bilhetes que são os clubes considerados reservas.
.
A proposta também eleva de 80 para 100 o número de equipes no volante da Timemania.
.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Turismo e Desporto; Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.
.
Fonte: Agência Câmara

SÉRIE C: Leandro Sena retorna aos treinamentos.


DA REDAÇÃO CENTRAL: Panorama Esporte TV.
.
O atacante Leandro Sena, que se machucou no treino da última terça-feira, voltou nesta quinta-feira aos trabalhos com o grupo do Holanda, visando o compromisso decisivo do próximo domingo diante do Remo, no estádio Mangueirão, em Belém.
.
O jogador jogou apenas uma partida pelo grupo, mas já demonstrou que está bem ao marcar um dos gols na derrota do Holanda por 4 a 2 para o Rio Branco (AC).
.
“Assim como Zé (Rebite), o Leandro também é muito veloz e será uma das nossas armas para partida de domingo contra o Remo (PA)”, ressaltou João Carlos Cavalo.
.
No entanto, quem ainda continua entregue ao departamento médico é o volante Américo.
.
FONTE: Futebol do Norte.com

INÉDITO: primeiros indígenas do Amazonas recebem graduação neste sábado.


DE MANAUS: Correspondente do Panorama.
.
Uma turma de indígenas da etnia sateré-maué será a primeira a receber certificado de ensino superior no Amazonas.
.
O grupo, formado por 42 indígenas, receberá os diplomas neste sábado (30) em um dos Núcleos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) do Município de Maués (distante 260 km de Manaus).
.
O município passará a ser, o primeiro do Amazonas a formar, na universidade, uma turma de indígenas da etnia sateré-maué.
.
- É um orgulho para nós que estamos empenhados para a graduação deles. Todos passaram quatro anos neste curso de licenciatura. Após a formatura, iremos providenciar o curso de pós-graduação que eles já estão exigindo-, disse o Secretário de Educação do Município, João Libânio Cavalcante.
.
Os 42 formandos que recebem o diploma no sábado são professores, que atuam nas 36 comunidades indígenas de Maués, onde vivem mais de cinco mil pessoas.
.
- Apenas queremos colaborar para a existência da qualificação do ensino nas comunidades indígenas aqui do Município de Maués – ressaltou o prefeito, Miguel Paiva Belexo.
.
O curso do qual os indígenas participaram foi o de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, oferecido pela Prefeitura de Maués, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
.
Adeilson Albuquerque.