quinta-feira, 30 de outubro de 2008

PERGUNTA: quem será o campeão da temporada de 2008? HAMILTON ou MASSA?


DA REDAÇÃO CENTRAL BRASILIA/DF: Panorama Esporte TV Brasil na F1.
.
Deixe seu comentário, com dados precisos, em nosso e-mail: panoramaesportetv@hotmail.com, e concorra a um boné e kits alusivos a escuderia FERRARI!.
.
Nosso e-mail: panoramaesportetv@hotmail.com

AYRTON SENNA DA SILVA: o fim veio em 94, no GP de IMOLA na Itália.

Especial Panorama Esporte TV Brasil.
.
.
.
PANORAMA ESPORTE TV BRASIL.

AYRTON SENNA DA SILVA: há 20 anos, conquistava seu 1º título mundial.

Especial Panorama Esporte TV Brasil.
.

.
PANORAMA ESPORTE TV BRASIL.

AYRTON SENNA DA SILVA: há 20 anos, conquistava seu 1º título mundial.

Especial Panorama Esporte Tv Brasil..
.

.
PANORAMA ESPORTE TV BRASIL.

AYRTON SENNA DA SILVA: há 20 anos, conquistava seu 1º título mundial.

Especial Panorama Esporte Tv Brasil.
.

.
PANORAMA ESPORTE TV BRASIL.

AYRTON SENNA DA SILVA: há 20 anos, conquistava seu 1º título mundial.


DA REDAÇÃO CENTRAL BRASILIA: Panorama Esporte TV Brasil.
.
O dia 30 de outubro de 1988 foi definitivamente especial para o automobilismo brasileiro.
.
Naquela data, depois de um magnífico Grande Prêmio do Japão, o primeiro título mundial fazia com que Ayrton Senna da Silva começasse a construir sua figura de ídolo nacional.
.
Pelo destaque já em seus quatro primeiros anos com equipes de menor escalão no cenário da Fórmula 1 da época, entre 1984 e 1987, conquistou seis vitórias e 16 pole positions a bordo da modesta Toleman e da tradicional Lotus, cuja era de ouro já havia passado, Senna chegou à temporada de 1988 tido como um piloto de um futuro brilhante nas pistas da categoria.
.
Porém, junto com o aumento das expectativas sobre o brasileiro de então 28 anos, a pressão também crescia em trajetória semelhante. Também pudera: contratado pela McLaren, escuderia que havia sido tricampeã da Fórmula 1 em 1984, 1985 e 1986, ele teria pela primeira vez em mãos um carro capaz de brigar pelo campeonato.
.
E o primeiro adversário rumo à primeira conquista mundial para Senna viria dentro de sua própria equipe: Alain Prost, bicampeão que poderia ser apontado como primeiro piloto dos ingleses.
.
Poderia, porque aquele paulistano queria mesmo mostrar porque havia assinado contrato com o time comandado por Ron Dennis.
.
No dia 30 de outubro de 1988, o circuito de Suzuka recebia a prova que poderia decidir com antecipação o campeonato.
.
A situação era clara: em duas corridas, Senna precisava de uma vitória para ficar com a taça, sendo que, em caso de triunfo do francês, a decisão seria adiada para o Grande Prêmio da Austrália.
.
Mostrando que não deixaria passar daquele fim de semana de outubro a data da sua consagração, o brasileiro marcou logo a pole position, estatística totalmente dominada por ele durante o ano (foram 13).
.
Porém, um problema na embreagem fez o seu motor morrer na hora da largada, o que o fez cair para a 16ª posição e colocou Prost na liderança.
.
A partir desse momento, Senna iniciou empreitada que culminou em uma de suas maiores corridas de recuperação: com o problema do carro resolvido, ultrapassou seis adversários logo na primeira volta e, no 11º giro, já estava na terceira colocação.
.
Após se livrar do italiano Ivan Capelli, que teve de abandonar a corrida japonesa, o piloto nascido em São Paulo tinha a sua frente apenas o companheiro de equipe, única pessoa que poderia lhe tirar o troféu.
.
E Prost, vendo suas chances de conquistar o tri mundial se esvaírem, foi ultrapassado na 20ª volta, quando nem o fato de o francês espremer o rival na parte interna da pista na altura da reta dos boxes foi suficiente para impedir a manobra de Senna, que na seqüência precisou somente retardar a freada para assumir a liderança e assegurar sua primeira conquista na Fórmula 1.
.
Além de significar o início dos títulos para o brasileiro, que a bordo da mesma McLaren se consagraria ainda em 1990 e 1991, o Grande Prêmio do Japão de 1988 serviu ainda para esquentar o que seria uma das principais rivalidades da história da categoria.
.
FONTE: Gazeta Press.

PERGUNTA: quem será o campeão da temporada de 2008? HAMILTON ou MASSA?


DA REDAÇÃO CENTRAL BRASILIA/DF: Panorama Esporte TV Brasil na F1..
.
Deixe seu comentário, com dados precisos, em nosso e-mail: panoramaesportetv@hotmail.com, e concorra a um boné e kits alusivos a escuderia FERRARI!.
.
Nosso e-mail: panoramaesportetv@hotmail.com

FÓRMULA 1: "não acho que tenho dificuldades na chuva", diz Massa.


DA REDAÇÃO SÃO PAULO: Panorama Esporte TV Brasil na F1.
.
O GP do Brasil pode ser disputado sob chuva neste domingo (2).
.
A combinação entre Felipe Massa e água não deu muito certo nesta temporada.
.
Na Inglaterra e na Itália, o brasileiro não chegou ao pódio. Em Mônaco, terminou entre os três primeiros. Na Bélgica, venceu depois da punição dada a Lewis Hamilton.
.
Mesmo com altos e baixos, o piloto da Ferrari foi criticado por não ter mais arrojo do que o rival inglês em pista molhada.
.
Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (30) na Zona Sul de São Paulo, Massa afirmou que não concorda com a análise de que não tem o mesmo desempenho na chuva.
.
Para o vice-líder do campeonato, há uma série de fatores que contribuíram nas complicações quando o céu não mostrou azul.
.
“Ganhei muitas vezes na chuva quando corria de kart e nas categorias menores. Tive alguns problemas na F-1 porque o carro tem bastante influência nisso. Sabemos que nosso carro não anda bem em pista molhada, com temperaturas menores dos pneus”, falou.
.
“Apesar de algumas provas ruins, nós fomos bem em Monte Carlo, em que tivemos o carro mais rápido da pista. Não acho que eu tenho dificuldades na chuva, não acredito nisso”, declarou.
.
FONTE: GRANDE PRÊMIO / IG.COM