sábado, 6 de março de 2010

COPA DA ÁFRICA 2010: jornalistas são treinados para a cobertura do Mundial

DA REDAÇÃO PAULISTA / DO EDITOR, com informações da AFP / Comunique-se, especial no Panorama Esporte TV Brasil

A Fundação AFP, da agencia France-Presse, em parceira com a Fifa, realiza um programa de treinamento chamado "Win in Africa with Africa" (Vença na África com a África), que pretende formar centenas de jornalistas africanos para a cobertura da Copa do Mundo deste ano.

Os workshops para repórteres e fotógrafos acontecem em todo o continente, em cidades como Dacar, Maputo, Nairóbi e Rabat.

"Graças à nossa parceria com a Fundação AFP, o projeto 'in in Africa with Africa', da Fifa, possibilitou a cerca de 300 profissionais de mídia de todas as regiões da África serem treinados em cursos de jornalismo de alta qualidade nos últimos 12 meses", afirmou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, em um comunicado divulgado nesta sexta-feira (05/03).

O diretor da Fundação AFP, Robert Holloway, que participou de treinamentos em francês e árabe no Marrocos, confia na repercussão do projeto. "Este programa ambicioso visa a implementar as habilidades profissionais de jovens repórteres e fotógrafos africanos de forma que eles possam transmitir seu conhecimento para outros e se tornarem os treinadores de amanhã", disse.

Âmbito da Copa do Mundo

No dia 10 de dezembro de 2009, um grupo de Jornalistas Santomenses, Guiné-bissau, Cabo-verde, Nigéria, Gâmbia, Costa de Marfim, Angola, Serra Leoa e Senegal, participa na edição de formação na Cidade de Dakar Senegal, organizada pela Fundação AFP no âmbito da Taça mundial de Futebol 2010 em África do Sul, sob o lema “ Ganhar em África com África” patrocinado pela FIFA e com apoio da Comissão Europeia.

Uma iniciativa da FIFA a pedido das federações africanas de futebol.

Recorde-se que a FIFA desenvolve este programa denominado “ ganhar com África na África visando o relançamento do futebol no continente africano.

A Federação Africana pediu a FIFA, que inclua jornalista também neste programa que diz respeito treinamento de jornalistas.

A FIFA não tinha uma estruturas para auxiliar a formação dos jornalistas, então pediu ajuda de Agencia France Presse - AFP, que contem uma fundação que se dedica providenciar o treinamento para jornalistas em diversos países do mundo.

Nesta formação compartilharam experiencias dos jornalistas que tiveram a possibilidade de fazer a cobertura, da Copa do Mundo, bem como a liga dos campeões europeus.

FONTE/AUTOR: Octávio Soares / Última parte / AFP.

FOTO: Reprodução

VOCÊ LEMBRA/CASO ELOÁ: último adeus à menina morta após 100 horas refém de ex-namorado

DO EDITOR / CENTRAL SP/: Henrique Maie, de Santo André / Especial para o Panorama.

A menina Eloá Cristina Pimentel, 15 anos, recebeu ultimo adeus e homenagens de parentes e amigos com a abertura de seu velório às 17h (de Brasília).

Segundo estimativa da Guarda Municipal de Santo André cerca de 4 mil pessoas foram à cerimônia.

A sala do velório ficou, até as 16h55, reservada para os parentes da jovem, que chegaram ao Cemitério Santo André, na Vila Humaitá, por volta das 16h30.

O corpo da jovem chegou pouco antes das 15h em um caixão branco depois de deixar o Instituto Médico Legal (IML).

Sabine Amorim, 16 anos, que estudava na mesma escola de Eloá, reclamou do pouco tempo que teve para visitar o corpo da vítima.

Ela disse que conhecia Eloá há três anos e queria mais tempo para poder se despedir da amiga.

Relembrando o caso

O jovem Lindemberg Alves, 22 anos, invadiu o apartamento da família da ex-namorada Eloá Cristina Pimentel, 15 anos, na tarde de segunda-feira (13), em 2008.

Armado com um revólver, o jovem fez reféns, além da ex-namorada, uma amiga dela, Nayara, 15 anos, e dois colegas de escola, que estavam no local para fazer um trabalho para a aula.

A ação foi motivada pela recusa de Eloá em reatar o namoro.

Após 100 horas de tensão e nervosismo, a polícia invadiu o apartamento por volta das 18h15 (de Brasília) de sexta-feira.

Eloá foi baleada na virilha e na cabeça, e Nayara, na boca.

Médicos anunciaram a morte cerebral de Eloá

Às 23h40min do ultimo sábado (18) os Médicos anunciaram morte cerebral da menina de 15 anos.

A família de Eloá liberou os órgãos dela para doação. Nayara passa.

O seqüestrador e ex-namorado da vitima, Lindemberg, 22, está preso no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros (CDP), na zona oeste de São Paulo e responderá por homicídio e dupla tentativa de homicídio.

Foto: Reprodução / Velório de Eloá