terça-feira, 6 de abril de 2010

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE: Acabou!!! Vai começar!!!

DE SÃO PAULO: Carlos Eduardo Éboli / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

Graças a Deus acabou a terrível e arrastada fase de classificação da Taça Rio.

Sobraram os grandes para contar história e daqui pra frente só teremos clássicos.

Espero que ontem tenha sido o último triste capítulo deste campeonato muito mal organizado com inexplicáveis 16 times.

O Vasco bem que sofreu para se classificar e o América bateu na trave. Porém, no final, deu a lógica. De um lado Fluminense e Botafogo e, do outro, Flamengo e Vasco.

Saindo um pouco do tradicional blá, blá, blá de que não tem favorito em clássico e que os times se igualam diante das rivalidades, acredito que Flamengo e Fluminense tem mais condições técnicas de chegar á final deste turno.

Vasco e Botafogo podem vencer? Podem. Mas não estão mostrando nada de interessante.

O Vasco ainda é muito irregular e depende da dupla Carlos Alberto (eterna dúvida) e Philipe Coutinho.

Já o Botafogo é muito limitado e depende dos seus atacantes. O problema é a bola chegar lá na frente para El Loco, Herrera e o talismã Caio. O meio de campo do Botafogo não existe.

Apesar do Botafogo estar garantido na grande final ainda considero a equipe de Joel a mais fraca das quatro.

A Copa do Brasil serve como um grande alerta e só um lampejo de bom futebol e uma ajudinha dos Deuses da bola poderão dar o título ao Fogão.

Se compararmos a equipe deste ano com as outras 3 que foram vice-campeãs, não tenho dúvida de que esta é a mais fraca.

Neste campeonato de tantos pontos negativos, temos que destacar ao menos o comportamento do torcedor.

A galera está de parabéns e mostrou para os nossos cartolas que não joga dinheiro no lixo.

A média de público foi uma bela resposta e reflete muito bem a insatisfação dos torcedores.

O problema é que, mesmo diante das evidências, os dirigentes parecem não enxergar as caneladas. É duro ouvir um cartola dizer que é preciso uma pesquisa para detectar as falhas. Meu Deus!!! Está tudo tão na cara.

Ingressos caros e jogos horrorosos. Horários ruins. Estádios desconfortáveis.

Mudanças constantes na tabela. Pelo menos 8 times fraquíssimos.

Querem que eu continue ou está bom? Precisa de pesquisa? Eles só podem estar de brincadeira!!!

FONTE / AUTOR: Carlos Eduardo Eboli é âncora do CBN Esportes aos domingos e comentarista esportivo. Participa diariamente dos programas CBN Rio e CBN Total. Eboli participou da cobertura de três Olimpíadas (Sidney, em 2000; Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008), duas Copas do Mundo (Japão/Coréia, em 2002, e Alemanha, em 2006) e dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e do Rio de Janeiro, em 2007.

CONCURSO INSS: Convoca mais mil candidatos aprovados no exame de 2008

DE SÃO PAULO: Amro Santos- com informações de Mauren Rojahn, da ACS/MPS, em Brasília / Especial para o Panorama Brasil

O quadro de pessoal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá receber um reforço de mais mil servidores.

Foi publicada no inicio desta semana, na seção 2 do Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 327 nomeando 700 técnicos e 300 analistas do Seguro Social, aprovados no concurso público realizado em março de 2008, em todo o país.

Do total de convocados, 5% das vagas foram destinadas a pessoas com deficiência.

Os candidados deverão tomar posse nas Gerências Executivas do INSS em todo o país.

Embora o prazo regimental para assumir o cargo seja de 15 dias, a administração central do INSS orienta a todos os convocados a procurar as gerências o mais rápido possível já que o prazo do concurso termina no dia 23 desse mês.

Dos 300 nomeados para o cargo de Analista do Seguro Social, estão sendo chamados 24 com formação em Direito; 21 com formação em Engenharia Civil; oito com formação em Psicologia; sete com formação em Ciência da Computação; cinco em Arquitetura; cinco em Comunicação Social; cinco em Pedagogia; três em Arquivologia; um em Bibliotecnomia; um em Engenharia Civil com especialização em Segurança do Trabalho; um em Engenharia de Telecomunicações; um em Engenharia Elétrica e um em Engenharia Mecânica.

O restante dos nomeados para analista possui formação de nível superior em qualquer área.

O concurso, realizado em março de 2008, ofereceu duas mil vagas, sendo 1.400 para técnicos e 600 analistas, com formação em diversas áreas de nível superior.

Os técnicos do seguro social irão reforçar o atendimento na rede de Agências da Previdência Social (APS).

Já os analistas do seguro social irão desempenhar suas funções nas superintendências, nas gerências executivas e na direção central do instituto, em Brasília.

Antes de assumir suas funções, os novos servidores irão realizar cursos de ambientação. Os cursos são aplicados durante as três primeiras semanas após a posse.

A lista com os endereços das gerências executivas do INSS pode ser encontrada no Portal da Previdência, no menu Instituição e no atalho INSS.

Informações complementares: www.mps.gov.br ou www.previdencia.gov.br/conteúdoDinamico.php

IMAGEM: Reprodução

FONTE: ACS/MPS

CAMISINHA: Lançada a campanha “..., um direito seu”

DE BRASÍLIA: Tiago Vergara - com informações da Assessoria da Presidência da República / Especial para o Panorama TV Brasil.

Diante do crescimento da incidência de aids entre as mulheres nos últimos anos, o governo federal, numa ação interministerial inédita, decidiu incorporar a luta contra a doença às ações do principal programa social brasileiro.

A partir de agora, serão realizadas ações de prevenção das DST HIV Aids nos centros de assistência do Ministério do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome (MDS), que atendem aos beneficiários do Bolsa Família.

Estes serviços também vão disponibilizar preservativos.

Para levar a iniciativa ao conhecimento das mulheres e dos gestores do programa, foi concebida a campanha “Camisinha, um direito seu”, que tem duas beneficiárias do Bolsa Família como garotas-propaganda dos materiais impressos.

Constam da campanha folders, cartazes, faixas, porta-preservativos, manuais explicativos para as mulheres sobre a importância do uso da camisinha e materiais que ensinam aos gestores como participar desta ação.

Além disso, serão veiculados spots nas rádios do país, com mensagem às mulheres gravada pela atriz e cantora Zezé Motta.

Ação conjunta

O Ministério da Saúde, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e o MDS são parceiros na campanha, que prevê a distribuição de 1 milhão de camisinhas em Centros de Referência em Assistência Social, localizados nas capitais brasileiras.

Nestes locais são atendidas 1,2 milhão de mulheres em situação de pobreza ou extrema pobreza.

O objetivo é facilitar o acesso ao preservativo às mulheres de baixa renda, orientá-las sobre como discutir com o parceiro a questão do uso da camisinha e incentivá-las a fazerem o teste de HIV.

Dados

Segundo o Boletim Epidemiológico de 2009, em 1986, a razão entre os sexos era de 15 casos de aids em homens para cada caso em mulheres, e a partir de 2002, a razão estabilizou-se em 15 casos em homens para cada 10 em mulheres.

Na faixa etária de 13 a 19 anos, o número de casos de aids é maior entre as jovens do que entre os rapazes.

A inversão apresenta-se desde 1998, com oito casos em meninos para cada 10 casos em meninas.

A Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas da População Brasileira, lançada pelo Ministério da Saúde em 2009, também ajuda a explicar a vulnerabilidade das jovens à infecção pelo HIV.

De acordo com o estudo, 64,8% das entrevistadas entre 15 e 24 anos eram sexualmente ativas (haviam tido relações sexuais nos 12 meses anteriores à pesquisa).

Dessas apenas 33,6% usaram preservativos em todas as relações casuais.

Entre os homens, 69,7% dos entrevistados eram sexualmente ativos. Mas eles usam mais a camisinha: 57,4% afirmaram ter usado em todas as relações com parceiros ou parceiras casuais.

Em 2007, a taxa de incidência de aids em mulheres acima de 50 anos praticamente dobrou em relação da 1997, passando de 5,2 casos por 100 mil habitantes para 9,9 casos.

Nos homens, passou de 12 casos por 100 mil habitantes para 18, no mesmo período.

Informações adicionais: atendimento ao cidadão
0800 61 1997 e (61) 3315 2425.

Imagem: divulgação

PALAVRA ESPECIALIZADA: Ganso pode ser a surpresa da Seleção de Dunga?

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

Navegando pelo site do comentarista da Band, o ex-jogador Neto, fiquei sabendo que o técnico Dunga da Seleção Brasileira, ligou para o Santos e pediu todas as informações sobre o jogador Paulo Henrique Ganso.

É uma surpresa boa mesmo! Tomara que o treinador brasileiro tenha a consciência de que o jogador tem um talento e personalidade acima dos outros, mesmo sendo ainda jovem no futebol.

O Dunga tem que deixar de lado seus conceitos em prol de uma boa causa, aliás, por motivo de uma grande necessidade que é o talentoso jogador santista, levando em consideração o momento ruim de meia Kaká, do Real Madrid.

Ganso disputou ano passado, a Copa Mundial da FIFA, Sub-20 e, naquela oportunidade mostrou que é um jogador com um potencial e um líder em campo.

A ligação de Dunga, mostra que está preocupado com a fase de Kaká no time do Real Madrid e que pode continuar na Seleção Brasileira.

A solução tem que vir agora, antes da lista final, pois lá na Copa pode ser muito tarde. Mesmo com uma relação extra, ainda sim não suficiente diante dos imprevistos da competição.

O fato relata também, que Dunga, não convocará mesmo Ronaldinho Gaúcho e busca no jovem meia habilidoso do Santos, uma alternativa para o setor de criação da equipe e que tem no Kaká o articulador das jogadas.

No próximo mês, será divulgada à relação definitiva dos jogadores que irão a Copa do Mundo na África do Sul.

Até lá, tudo pode acontecer, inclusive a ida de Ronaldinho, pois somente na leitura dos convocados e que saberemos quem vai ao mundial.

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

Imagem: Reprodução