terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

CARNABOI 2010: com batida diferente, Manaus recebe centenas de pessoas no carnaval do dois pra lá e dois pra cá


DE MANAUS: Cesar Gontijo / Especial para o Panorama Brasil

O rítimo é eletrizante. Assim como o frevo em Olinda, o Axé na Bahia e o tradicional carnaval da Sapucaí (Rio) e São Paulo, Manaus, aqui no Amazonas, também tem seu carnaval de raíz.

O Carnaboi, festa típica regional que há dez anos atrai centenas de brincantes, já movimenta o amplo Centro de Convenções da capital Amazonense, Sambódromo, na noite desta segunda, 15.

A festa, em dois dias, promete animar mais de 200 mil pessoas.

São mais de 20 artistas e levantadores que irão entoar toadas, novas e antigas, dos bumbás Garantido e Caprichoso (de Parintins), além dos de Manaus.

Assim como em Salvador, os brincantes que quiserem acompanhar os trios elétricos devem estar a caráter com seus tururís, espécie de abadas.

Quem não conseguiu adquirir o seu, no valor de 10 reais, não fica de fora, pois a entrada, para assistir o espetáculo das arquibancadas, é gratuita.

Empenho de todos

Nesta segunda, 15 e terça, 16, último dia do Carnaboi, mais de 2 mil profissionais, ligados a órgãos da prefeitura e do governo do Estado, estarão envolvidos na festa.

A campanha: livre para amar, mas use camisinha, foi implantada no evento para ajudar na prevenção e ao sexo seguro. “Estamos disponibilizando 800 mil preservativos para que haja responsabilidade no relacionamento sexual. Sexo é bom, mas com segurança é muito melhor”, alerta a enfermeira da secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Eliana Mendes.

O cabeleireiro Mauro Diniz disse que o momento é muito propicio para tal movimento. ”A campanha é louvável, pois existem muitos jovens, adolescentes, e até mesmo casais, que sabem que é importante usar camisinha durante o ato sexual, mas não o fazem. Tem que existir responsabilidade sexual. Eles estão de parabéns”, frisou.

Som de qualidade

A organização do evento reforçou os trios elétricos para que haja mais potência de qualidade nas apresentações dos trios. “O som deste ano é três vezes maior do que os anteriores. Pra você ter uma idéia nós trouxemos especialistas em som de são Paulo para fazer o melhor possível e não agredir a audição do publico presente”, afirmou Robson Tiradentes um dos responsáveis técnico do Carnaboi.

Para o levantador de toadas do Canto da Mata, Mailzon Mendes, a festa é uma das melhores da cultura Brasileira e o Estado é um dos grandes responsáveis por isso. “Só temos a agradecer ao governador Eduardo Braga por este evento tão maravilhoso. É de arrepiar”, disse durante apresentação do grupo.

Dez anos de crescimento

Este ano a festa do povo, como é considerado o Carnaboi, está completando dez anos.

E a diretora de eventos da Secretaria Estadual de Cultura (SEC), Elizabeth Cantanhede, ilustra que a festa é um verdadeiro sucesso. “A cada ano temos um publico maior. Temos uma grande gama de profissionais que atraem o publico para a festa. Hoje e amanhã teremos muita festa com todos que estão aqui. Nosso carnaval é diferente e é para todos”.

11 atrações vão passar na noite desta segunda, 15, e madrugada de terça feira, no Sambódromo.

A festa promete chegar até as 4h e a equipe do Panorama Brasil, direto do Sambódromo, estará noticiando detalhes.

Atrações da primeira noite: Carlos Batata, Banda Kamayurá, Boi Bumbá Corre Campo, Boi Bumbá Brilhante, Ricardo Lira, Rafael Júnior, Canto da Mata, Gaspar Medeiros e Klinger Araújo, além de Renato Freitas, Robson Júnior, Edilson Santana e Tony Medeiros.

Segunda noite (terça-feira 16): Marujada de Guerra e Marcio do Boi, Boi Bumbá Garanhão, David Assayag, Israel Paulain, Prince do Boi, Carrapicho e Hamiraldo, além de Arlindo Jr, Batucada e Leonardo Castelo, Junior Paulain, Carlos Batata e Itamar Benarrós.

FOTO: Daniela Artur

3 comentários:

Reitor Lopes CE/ disse...

Tava muito bonito o carnaval de Manaus. Eu estava assistindo com minha familia em Moçoró, mas a emissora que estava transmitindo saiu do ar.

Keila do Dom Pedro disse...

Hoje vai ter a segunda noite do Carnaboi e nao vou perder jamais. A partir das 19 horas estarei no sambodromo com minha turma.

Ana Cristina Padua disse...

Ainda não presenciei, apenas vir no Fantástcio da Globo, pelo jeito, é muito interessante e diferente brincar com Bois.