quinta-feira, 13 de maio de 2010

TRAGÉDIA: avião cai matando Secretária de Educação Estadual e mais cinco, em Manaus

DE MANAUS: Adeilson Albuquerque, com colaboração de Paula Castro / Especial para o Panorama Brasil.

Um avião bimotor caiu, e depois explodiu (foto), após tentativa de aterrissagem no terreno do Colégio Salesiano Dom Bosco, ao lado da empresa de Transporte Urbano Vitória Régia. O fato aconteceu as 15he50 minutos da tarde desta quinta-feira, no bairro Zumbi III, Zona Leste de Manaus/AM.

Seis pessoas estavam na aeronave, e todas foram carbonizadas. Entre as vitimas estava à secretária de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) Cínthia Régia Gomes do Livramento.

A Agencia de Comunicação do Estado (Agecom) informou que, o avião, modelo Sêneca, decolou por volta das 16h (horário de Brasília), do Aeroclube, localizado no bairro Parque das Laranjeiras, com destino a Maués, município distante 280 km da capital, onde a equipe vitimada iria cumprir compromissos de agenda.

A assessora de comunicação do gabinete da Seduc, Carla Patrícia Barros Azevedo (38 anos); a gerente de monitoramento Eliana Socorro Pacheco Braga (43 anos); o fotógrafo Marivaldo Couteiro Oliveira Costa (35); a técnica do Departamento de Políticas e Gerência de atendimento, Maria Suely Costa Silva, 49, e o piloto da aeronave, o comandante Marciano, 55, também estavam no bimotor .
,
Todos estariam participando, as 18h desta quinta-feira (13), da abertura da Quarta Mostra de Painéis das Escolas Estaduais de Maués, concentrada na escola Donga Michillis. Já estava programado para a manhã desta sexta a inauguração do Núcleo Jovem Cidadão, na Japiinlândia, com a presença da secretária.

Apreensão no ar

O local da tragédia era uma área verde cercada de casas nas proximidades. Segundo o eletricista Cosmo Oliveira de Menezes, 43 anos, antes da queda os passageiros demonstravam agonia. ”O avião passou aqui em Cima da minha casa. Quando eu sai daqui da minha oficina olhei para cima e as pessoas faziam gestos, gritavam pedindo ajuda, socorro e o avião perdia altura”, relatou, lembrando, “cheguei próximo do avião e duas pessoas tentaram se arrastar para fora dele. Elas ainda estavam vivas. Quando me aproximei para ajudá-las o avião explodiu e todos foram queimados”, finalizou mostrando, por meio de seu celular, as imagens do fogo.

As causas da tragédia ainda são desconhecidas, segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas, Cel. Antônio Dias. O avião pertencia à empresa CPA Táxi Aéreo.

Luto no Amazonas

O Governador amazonense, Omar Aziz, decretou luto oficial de três dias no estado.

Fonte autor / Foto: deilson Albuquerque / Jornalista e responsável pela Editoria Norte do Panorama Brasil.

2 comentários:

Frank disse...

estamos muito triste com tudo isso que aconteceu com as funcionarios da seduc. lamento pela familia de todos

Ramon Dias disse...

Que deus console os corações aflitos e receba todos que morreram. Tambem conhecia Cinthia Régia, que o Pai a tenha!