terça-feira, 11 de maio de 2010

AGRICULTURA FAMILIAR: Brasil Rural, feira chega a Porto Alegre

DO RIO: Ruth Veloso / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

Depois do sucesso absoluto em Brasília e no Rio de Janeiro, a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária: Brasil Rural Contemporâneo chega a Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Entre os dias 13 a 16 de maio, os gaúchos vão conhecer o Brasil que dissemina práticas sustentáveis e se afirma pela diversidade e qualidade da produção de sua agricultura familiar.

Emoldurada por um dos cartões postais do Rio Grande do Sul, o Cais do Porto de Porto Alegre, às margens do Guaíba, a Feira reúne 350 empreendimentos familiares de todas as regiões do País, além da anfitriã Região Sul. Serão mais de 200 toneladas de produtos a serem comercializados, além de uma vasta programação cultural.

Na feira

O Brasil Rural Contemporâneo vai ocupar três armazéns do Cais do Porto (A4, A5 e A6). Nesses espaços estarão à disposição do público produtos como os queijos do Rio Grande do Sul e a cracóvia do Paraná; o bombom de buriti do Cerrado, o tacacá da Amazônia e a tapioca do Nordeste; roupas e acessórios de lã de ovelha e crina de cavalo do Rio Grande do Sul e bolsas de couro de peixe do Mato Grosso do Sul, entre outros achados que refletem a diversidade dos produtos da agricultura familiar.

Durante os quatro dias da Feira, os gaúchos também poderão celebrar a pluralidade musical e artística que une a raiz cultural e a modernidade do BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO em dois espaços: o Palco Multicultural e o Tablado de Raiz.

No Palco Multicultural se apresentam Gilberto Gil e o repentista baiano Bule Bule, no show de lançamento do CD “Fé na Festa”; e os pernambucanos Otto e Lirinha, este último inédito entre os gaúchos. No Tablado de Raiz estarão presentes grupos como o maracatu rural Estrela de Ouro (PE) e o grupo afro-baiano Zambiapunga. Sempre com participação de artistas locais, entre eles Frank Jorge, Julio Reny, Nei Lisboa, Wander Wildner e Giba Giba.

A força da agricultura familiar

O Brasil Rural é o maior evento da América Latina de exposição e venda de produtos da agricultura familiar. Ao todos, nas seis edições realizadas desde 2004 – quatro em Brasília (DF) e duas no Rio de Janeiro (RJ) – cerca de 700 mil pessoas compraram e saborearam produtos e se deliciaram com espetáculos e apresentações culturais.

A grandiosidade do evento reflete a importância do setor para a economia do País. No Brasil há cerca de 4,3 milhões de propriedades agrícolas familiares, que ocupam cerca de 70% da mão-de-obra no meio rural, de acordo com o Censo do IBGE/2006.

Em Porto Alegre, o BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO reforça a importância da agricultura familiar na economia do Rio Grande do Sul.

O BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO é um evento do Governo Federal realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Foto: Melado em garrafa de Alagoas / Marcelo Curia

Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário: