quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

TÊNIS: Guga recebe Cruz do Mérito Desportivo


DE BRASÍLIA: Carla Belizária e Emília Andrade / Especial no Panoram Esporte TV Brasil

Em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Esporte, Orlando Silva, entregou a Cruz do Mérito Desportivo ao ex-tenista Gustavo Kuerten, nesta quarta-feira (10), em Brasília.

Felizmente Guga é um dos grandes nomes do esporte brasileiro e internacional. É referência de comportamento e de conduta”, lembrou o ministro.

Essa é a maior honraria concedida pelo governo federal a um atleta brasileiro.

A Ordem é dividida em dois níveis: a Medalha, que foi recebida pelo atleta em 2004, no retorno das Olimpíadas de Atenas, e a Cruz do Mérito Desportivo.

O catarinense recebe agora a segunda parte da premiação.

Aqui há muitas pessoas que me fizeram sonhar e me ajudaram a ser outra pessoa. É uma grande honra receber essa premiação, e me considero mais brasileiro do que já sou”, disse Gustavo Kuerten, ao agradecer a comenda.

Guga destacou o apoio que vem recebendo do governo federal e desejou muita saúde ao presidente Lula. “Lula é um cara que nos ajuda bastante e que nos contagia com a alegria dele”.

Trajetória

A condecoração do tenista é o reconhecimento brasileiro ao melhor tenista sul-americano da história, que conquistou títulos em 13 países.

Guga conquistou o mundo nas quadras e fora dela. No Brasil, ele foi eleito o melhor atleta do país em 1999, 2000 e 2001.

Nas quadras de saibro, Gustavo Kuerten conquistou 71% das vitórias nas competições de que participou durante os 14 anos da sua carreira profissional, o que lhe valeu o título de Rei do Saibro.

Fora das quadras, Guga desenvolve um trabalho que tem o esporte como ferramenta de inclusão social.

É o Instituto Guga Kuerten, fundado pelo atleta em 2000 e que já beneficiou 32 mil pessoas com deficiência.

Outros grandes do esporte

Destaca-se entre os que receberam em sessão solene a Ordem do Mérito Desportivo, entre outros: Ayrton Senna da Silva, Emerson Fittipaldi (automobilismo), Adhemar Ferreira da Silva, Robson Caetano, Joaquim Cruz, (Atletismo), Edson Arantes do Nascimento – Pelé (futebol), Carlos Caetano Bledorn Verri – Dunga, Jean Marie F. Godefroid Havelange (futebol), Robert Scheidt (vela), Ádria Rocha dos Santos (atletismo paraolímpico), Giovane Farinazzo Gavio (voleibol), Janeth Arcain e Hortência Marcari Oliva (basquetebol).

Foto: Aldo Dias da Ascom – Ministério do Esporte / Brasilia
Visite o site do Ministério do Esporte: www.esporte.gov.br

Nenhum comentário: