sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

VISÃO ESPECIALIZADA: Morumbi, ainda, é uma grande farsa


DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

Dizer que o estádio do Morumbi tem condições de sediar a abertura da Copa Mundial da FIFA, Brasil’2014 e até mesmo de uma das semifinais, é um absurdo.

O Morumbi foi criticado seriamente ano passado pelo Secretário Geral da FIFA, Jerome Valcke, que declarou que a arquibancada e o entorno do estádio são problemas graves que merecem uma solução conforme solicita o caderno de encargos do mundial.

O ideal mesmo seria a construção de um novo estádio, assim como está fazendo quase todas as cidades sedes para a Copa. Até mesmo o Maracanã, tecnicamente não atende as exigências do futebol mundial.

Eu concordo com a posição do presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio em defender a candidatura do Morumbi em pleitear a abertura e uma semifinal em 2014, mas o dirigente esquece que diante da realidade não se pode fugir de algo que é concreto, ou seja, mesmo com o novo projeto o estádio será uma grande maquiagem pra besta ver.

O Estado de São Paulo é considerado uma das grandes metrópoles do mundo e, portanto tem a obrigação de oferecer a comunidade futebolística mundial um estádio moderno ao padrões internacionais, pois lá estão os grandes times do futebol brasileiro e também jogadores consagrados como Ronaldo e Roberto Carlos (Corinthians) e Robinho (Santos), entre outros.

Fazer uma comparação entre Morumbi e Maracanã é falta de inteligência futebolística, pois o maracá hoje pode ser considerado como patrimônio do futebol mundial pela sua história no esporte.

O dirigente do tricolor paulista, Juvenal, ao atirar contra seus adversários deveria centralizar todos os esforços para adequar o Morumbi aos moldes internacionais e esquecer o jogo de abertura e uma semifinal.

Acompanhando a Rádio CBN e o Programa CBN Esporte Clube, com Juca Kfouri, foi citado que após a reunião dos dirigentes do time paulista e especialistas da FIFA, em Zurique, na Suíça, houve a informação de que o São Paulo se levar a risco seu projeto pode receber uma partida de semifinal, mas não da abertura da Copa em 2014.

É claro que o trabalho nos bastidores dos são-paulinos será grande.

Ilustração: reprodução Maquete Morumbi

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

Nenhum comentário: