quarta-feira, 16 de junho de 2010

COPA DA ÁFRICA: Brasil vence e não convence, mas Grupo G promete mais emoção

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

Finalmente a seleção brasileira estreou na 19ª Copa, África do Sul’2010, na vitória contra a Coréia do Norte por 2 a 1, pelo Grupo G da competição. Mais do que o resultado positivo, foi ter conquistado três pontos importantes para conseguir a classificação para a próxima fase do mundial.

Não foi uma GRANDE exibição do time canarinho, mas foi na medida certa diante de um adversário que jogou bem pelas suas limitações técnicas e que ficou postado atrás para tentar sair nos contra ataques para surpreender o Brasil, como aconteceu no gol assinalado por JI Yun Nam.

O gol de Maicon (foto) pelo lado direito foi a melhor opção de jogadas no primeiro tempo. E nao foi um gol espirita e sim uma tentativa que contou com a aposta do jogador, sorte e a diferença tecnologica que apresenta a bola Jabulani. Do mesmo lado direito surgiu o segundo gol canarinho, depois um passe de Robinho na diagonal para Elano marcar. Dunga deve ter orientado para que as principais jogadas fossem relizadas naquele setor.

Infelizmente o nosso grande maestro no meio campo, não jogou bem. Kaká foi de longe aquele jogador que domina a bola e arranca em direção ao gol. Seu futebol burocrático e até em momentos da partida um pouco temoroso por conta ainda da contusão no púbis fez o jogador não ter uma atuação convicente e muito menos de como ele será daqui pra frente.

Robinho teve uma participação discreta no jogo. No segundo tempo ele foi mais efetivo. O passe para Elano no segundo gol mostrou isso, mas percebi que o jogador buscou em alguns momentos da partida o meio, quando na verdade os flancos era a melhor opçao.

As mudanças que Dunga fez na partida deram um toque de bola mais refinado e de qualidade. A entrada de Ramires no lugar de Felipe Melo foi fundamental ao Brasil. A surpresa foi a mudança de Kaká por Nilmar. Isso mostra que Dunga deixou de lado sua convicção de sempre colocar Júlio Batista e optou por um atacante para abrir espaços na defesa norte coreana. Não se pode cobrar muito da seleção brasileira porque todos nós sabemos o limite que o time tem. O que pode acontecer é o time jogar de acordo com o adversário. Assim como será diante da Costa do Marfim, no próximo dia 20.

O Brasil enfrentará um equipe que marca bem, mas não fica muito fechada como foi a Coréia do Norte e gosta de sair pra jogar na partida, o que pode facilitar um pouco ao time canarinho. Diante de um adversário técnicamente melhor a tendência é uma evolução no padrão de jogo, pois isso será necessário para se conseguir uma vitória. O empate sem gols entre Costa do Marfim e Portugal só deixou o Grupo G equilibrado e principalmente as duas vagas para a próxima fase aberto. Mas quem perder ponto para a Coréia do Norte vai dar adeus a competição. Portugal encara os norte coreanos dia 21. A tendência é ganhar e fazer um saldo bom de gols para enfrentar o Brasil com boas condições na tabela.

Os próximos jogos serão uma verdadeira final de Copa do Mundo. A partida contra a Costa do Marfim será dificilima, espetacular e a partir deste jogo começa verdadeiramente o mundial a partir com um tempero de muitas emoções e a esperança de que haja o resgate do verdadeiro futebol brasileiro.

FOTO: Reprodução Abril.com

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil. Paulo Rogério também estará no site Panorama de Noticias.

Nenhum comentário: