domingo, 14 de março de 2010

FUTEBOL: mais polêmica no empobrecido amazonense

DE MANAUS: Adeilson Albuquerque, direto do Sesi / Especial Para o Panorama Esporte TV Brasil

O árbitro da partida envolvendo Nacional Futebol Clube e Asa da Amazônia, Francisney Oliveira da Silva, foi o protagonista do jogo que movimentou a quinta rodada da Série A do empobrecido campeonato Amazonense de Futebol, 2010.

Durante o segundo tempo de bola rolando no Estádio Roberto Simonsen, campo do Clube do Trabalhador do SESI, Zona Leste de Manaus, ele expulsou, de forma contestável, o volante de distribuição do Nacional, Lima.

Após o fato, e inconformado com a atitude, o jogador partiu pra cima do árbitro e, pelas costas, desferiu uma espécie de golpe joelhada, fazendo com que o agredido foi ao chão.

A confusão foi generalizada. Várias pessoas entraram em campo, inclusive, torcedores e dirigentes que foram contidos por policiais que faziam a guarda do evento.

Se a federação não investir, preparar pessoas para que tenhamos um campeonato bom é melhor que acabe a competição. Ontem (sábado), fiquei sabendo que um árbitro também apanhou no Estádio da Colina. Isso não pode acontecer. Aqui a torcida também queria entrar em campo, mas eu fui lá, contemporizei, mas tudo o que aconteceu aqui foi culpa deste árbitro despreparado que eu nem sei qual é o nome dele”, disparou Luiz Mitoso, presidente do Nacional.

Mitoso ressaltou ainda que o árbitro deveria ser preso, pois de forma racista, deferiu palavras de baixo calão ao jogador Lima.

Ninguém pode descriminar a cor de cidadão nenhum. Ele chamou meu jogador de negão, disse pra ele sair de perto. Então é um árbitro totalmente despreparado em todos os sentidos, fisicamente e psicologicamente. Se a policia não estivesse aqui e se o público foi um pouco maior, uma tragédia poderia ter acontecido aqui por culpa deste cidadão despreparado. Eu quero que a imprensa amazonense e brasileira apure e denuncie o que aconteceu, pois se este rapaz (árbitro) não for despreparado, ele veio mal intencionado para apitar este jogo. Tem alguma coisa por trás disso”, concluiu.

Luiz Mitoso vai entrar com uma representação junto a Federação Amazonense de Futebol (FAF), esta semana, sobre a problemática.

Após o jogo árbitro da partida, jogador Lima e Presidente Mitoso, escoltados pela policia, foram até o décimo quinto Distrito Integrado de Policia (DIP) realizar Boletim de Ocorrência (BO).

A equipe do Panorama concedeu direito de resposta a Francisney Oliveira da Silva, mas de cabeça baixa, não quis se pronunciar sobre o acorrido.

A partida, realizada na tarde deste domingo (14), terminou com a vitória do Nacional 3x 1.

Além de Lima, mais dois jogadores foram expulsos durantes o jogo, Viola (Nacional) e Damião (ASA).
Na taba de classificação o Nacional ocupa da segunda colocação com 10 pontos em 5 jogos, sendo: 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota; 7 gols marcados e 4 gols sofridos.

Já o Asa, formado por jogadores militares, está em último lugar com nenhum ponto em 5 jogos. São cinco derrotas; 5 gols marcados e 16 gols sofridos.

FOTO: Assessoria do Nacional / Mitoso em entrevista a TV Record/AM
.
O autor é jornalista e responsável pela editoria Norte Panorama

Um comentário:

Rafael disse...

Apesar de atos estranbólicos que se sujeita o futebol amazonense, acredito, ainda, que ele um dia vai se soerguer. Basta algumas mudanças em diretorias pra isso acontecer.