segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

SAÚDE: 24 Centros de Especialidade Odontológica são implantados no Brasil


DA REDACÃO CENTRAL BRASILIA: do editor com informacões de Priscila Lambert, coordenadora de Imprensa do Ministerio da Saude, Especial no Panorama Brasil.

O atendimento à saúde bucal dos brasileiros ganha reforço este ano com o início das atividades de mais 24 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) em oito estados.

O Ministério da Saúde liberou R$ 3,6 milhões para custear o funcionamento das unidades que já estão prontas.

O governo federal já havia repassado R$ 1,5 milhão para a construção desses centros. Agora, o Brasil conta com 832 CEOs, número oito vezes maior do que o registrado em 2004, quando havia 100 unidades em funcionamento.

Uma das principais iniciativas do Programa Brasil Sorridente, os CEOs atendem a pacientes em situações de saúde bucal mais complexas.

Garantem serviços como canal, diagnósticos de câncer, tratamento de gengiva e cirurgia oral.

O coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, explica que os centros complementam o trabalho das equipes de saúde bucal, responsáveis pelo primeiro atendimento e acompanhamento da população. “Antes, quem precisava de tratamento especializado tinha de pagar um dentista particular. Com a ampliação, permitimos a oferta de todos os cuidados, desde os básicos até os avançados, pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma o coordenador.

Números relevantes

O número de procedimentos odontológicos especializados no SUS cresceu 250% entre 2003 e 2008.

Em 2003, foram 5 milhões de procedimentos no SUS - o equivalente a 3,3% dos tratamentos odontológicos especializados.

Em 2008, esse número passou para 17,5 milhões, ou 11,5% do total.

Os avanços têm impacto direto na saúde bucal da população.

Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de 400 mil dentes deixam de ser arrancados anualmente por conta do aumento da cobertura do Programa Brasil Sorridente.

Os estados beneficiados com os novos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), são: Bahia – 1, Ceará – 6, Goiás – 3, Pará – 1, Paraná – 2, Rio de Janeiro – 1, Sergipe – 8 e São Paulo – 2

FOTO: Centro de Especialidades Odontológicas – CEO do Centro Integrado de Saúde “Lineu Araújo” – CISLA / Acadêmicos do Curso de Odontologia da FACID (www.facid.com.br)

FONTE / Ministério da Saúde / DF
DISQUE SAÚDE 0800 61 1997 (www.saude.gov.br)

Um comentário:

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести кино
для сайта panoramaesportetv.blogspot.com