segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

POLITICA 2010: ano apresentando corrupção, mensalão, eleição, Arrudão e outras metáforas elementares. Olhos bem abertos, eleitor brasileiro!


DE BLUMENAU/SC: Fernando Mellis / Especial para o Panorama Brasil.

Até o momento a sociedade brasileira não digeriu o que está acontecendo no cenário político.

Um governador foi parar na cadeia durante o mandato e o Distrito Federal está ameaçado de intervenção do Governo Federal, diante da corrupção generalizada.

Quem defende a não intervenção, alega que o DF está com todos os serviços públicos normalizados.

Mas bastariam os serviços estarem funcionando se a Câmara Distrital não está votando projetos para a população do DF?

O governador José Roberto Arruda, flagrado recebendo dinheiro de Durval Barbosa durante a campanha eleitoral de 2006, mesmo preso não renunciou ao cargo.

Coube ao vice Paulo Octávio assumir como governador interino e tentar contornar a crise.

Dias depois, já estavam sendo protocolados os pedidos de impeachment contra ele, afinal também teve seu nome envolvido no escândalo de corrupção. Mas apesar disso, garantiu que permanece no cargo ate dezembro de 2010.

Mensalões, ou seja, pagamentos para parlamentares colaborarem na votação de projetos, não são novidades na política brasileira.

Houve um em que o PT esteve envolvido até o pescoço, mas ninguém foi punido e agora vemos a volta de alguns nomes à política.

Só que no caso do de Brasília a justiça parece estar funcionando. Ou será que ela só está agindo porque o governo federal é do PT e o caso envolve o DEM (oposição)?

Muitas manobras podem ser feitas em um ano eleitoral e neste caso não seria má idéia para o PT que o Democratas tenha a imagem o mais denegrida possível, assim a legenda estaria comprometida até para formar futuras alianças.

Porém, o DEM tem se mostrado bastante eficaz no combate destes corruptos, expulsou Arruda e agora vai ser a vez de Paulo Octávio.

Aconselhado pelo presidente Lula, Paulo Octávio vai permanecer mais algum tempo no governo do DF.

É claro que o presidente vai dizer para ele ficar, ele ainda é afiliado ao DEM e sendo alvo de críticas pode ser bom para o presidente.

De repente sai um governador do PT no Distrito Federal nestas eleições.

A sociedade brasileira, em sua grande parte, está descrente de uma política que não existam jogos de interesse e favorecimento pessoal.

Cidadão do Brasil não feche seus olhos, pois em ano eleitoral para chegar ao poder, eles são capazes das mais inimagináveis manobras.

FONTE /AUTOR: Fernando Mellis é critico observante do momento político Brasileiro, com fontes fidedignas no Distrito Federal (DF), alem de ter obtido vasta experiência nas Rádios Globo e CBN - AM Curitiba e escrever artigos e crônicas sobre atualidades.
Fale com ele: panorama@folha.com.br

Um comentário:

Ivani Moura cris / DF disse...

O ato de votar e a melhor forma de se fazer justica neste pais, mas se não tem responsabilidade no agir, a cidadania fica a mercer de homens maldosos que se vestem de ovelhas mas na verdade sao verdadeiros lobos. Este e o momento de acompanharmos a democracia em barsilia