domingo, 31 de janeiro de 2010

DORES NA COLUNA: podem afetar crianças a idosos


DE SÃO PAULO: Ernesto Vinhote, com informações da Rádio CBN, especial para o Panorama Brasil

É verdade que as dores lombares ou ‘lombalgias’ só afetam pessoas que vão avançando na idade, certo? Errado.

As insuportáveis dores na coluna podem afetar de crianças a idosos, sem distinção, e pedem medidas que geralmente vão de encontro com o método de vida da pessoa afetada.

Mal posicionamente ao sentar em uma cadeira ou uma forma erônea de manter a coluna ereta, são grandes vilões para a chegada das dores.

“Pessoas que têm excesso de prática esportiva ou não praticam nenhuma atividade, exageram no trabalho, posição incorreta ou estagnada são as que mais reclamam das dores de coluna”, disse o médico ortopedista, Rodrigo Junqueira Nicolau, em entrevista ao jornalista Alves de Melo da Rádio CBN, na madrugada deste domingo, 31.

Segundo ele, as pesoas, muitas vezes, fazem esforços além do necessário. “O homem não pode fazer força acima de seu peso. Ele deveria carregar pesos de até 25 quilos”,ressaltou.

O ortopedista frisou que , no entanto, a lombalgia não está associada somente às dores de coluna. “Ela pode ser causada por problemas orgânicos outros de fatores renais, patologias como tumores, infecções e artroses e pode também se transformar em doenças mais crônicas e com dores mais repetitivas”.

O médico ortopedista Rodrigo Junqueira, que é autor do livro “Tudo o que você precisa saber sobre dor nas costas”, esclareceu que a lombalgia é pacível de tratamento.

AUXÍLIO

O livro do médico: tudo o que você precisa saber sobre dor nas costas, pode ser acessado e baixado no site: www.colunare.com/livro

FOTO: ozapeador.wordpress.com

Nenhum comentário: