sábado, 30 de janeiro de 2010

COPA DE 2014: projeto sobre novo Maracanã será apresentado dia 9


DE MANAUS: Adeilson Albuquerque, com informações adaptadas do jornalista Thiago Lavinas Globo Esporte.com, para o Panorama Esporte TV Brasil.

Em Manaus/AM muito se fala, mas pouquíssimo se fez, até agora, para uma cidade que é sede da Copa do Mundo em 2014.

O Estádio Vivaldo Lima (Vivaldão), por exemplo, vive só de promessas.

Desde quando a capital do Amazonas foi anunciada sede do Mundial (junho de 2009) até janeiro deste ano, a imprensa local já demoliu o colosso do Norte - como é conhecido o Vivaldão - dezenas de vezes.

Diferentemente da Região Norte, os demais Estados representativos de 2014 já se mobilizam. Um exemplo disso é o Rio de Janeiro.

Uma comitiva do Governo carioca vai até Zurique, na Suíça, para apresentar à Federação Internacional de Futebol (Fifa) no dia 9 de fevereiro o novo projeto do Maracanã para o Mundial de 2014.

O original foi alterado após não se conseguir uma parceria público-privada (PPP) para bancar o custo das obras.

Agora, a reforma será feita através de um financiamento especial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberado pelo Governo Federal.

As obras devem custar R$ 700 milhões. Aprovadas, elas começam em março, com o estádio ainda aberto para jogos até agosto.

De setembro a dezembro de 2012, o Maracanã vai ficar fechado.

Maior de todos

O Maracanã, que já foi o maior do mundo, vai encolher mais um pouco com a reforma. A capacidade do estádio vai passar de 86.700 para 83.400 lugares para se adequar às exigências do Caderno de Encargos da Fifa.

A visibilidade do torcedor vai ser perfeita de todo o estádio.

O acesso vai melhorar com a construção de saídas mais largas nas arquibancadas, quatro novas rampas e a reutilização das duas rampas monumentais, a do Bellini e da Uerj, atualmente desativadas.

O número de banheiros e lanchonetes vai ser ampliado para atender com qualidade o público.

O projeto contempla todo o complexo esportivo, a passarela de acesso à Quinta da Boa Vista e de integração com metrô e ferrovia e de urbanização do entorno.

A passarela de ligação entre o estádio e a Quinta da Boa Vista vai ser larga para permitir uma verdadeira integração entre os dois espaços.

FOTO: globoesporte.com/primeiramao

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