sábado, 30 de janeiro de 2010

COPA DE 2014: a implantação do Monotrilho será discutida segunda, 01, em Manaus


DE MANAUS: Cesar Gontijo / Especial para o Panorama Esporte TV Brail

A implantação do Monotrilho, visando mais e melhor mobilidade na Copa de 2014, será tema de sessão pública na próxima segunda-feira, 01, ao meio dia (de Brasília), na cidade de Manaus/AM.

Profissionais da Comissão Geral de Licitação (CGL), do Poder Executivo, informaram ao Panorama que os interessados no debate e recebimento dos envelopes da concorrência 008/10, devem comparecer.

O objetivo da concorrência 008/10 é pré-qualificar as licitantes interessadas para posterior contratação de empresa especializada a fim de elaborar o projeto executivo, construção, fornecimento e implantação do sistema monotrilho para a região metropolitana da capital do Amazonas.

As empresas participantes poderão apresentar a documentação exigida no edital, resguardando assim a transparência e competitividade do certame.

MENOS IMPACTO AMBIENTAL

O Monotrilho foi escolhido para ser instituído em Manaus por ser de menor impacto ambiental, visual e sonoro, já que a proteção e defesa do meio ambiente é o gancho para a Copa verde da Amazônia, segundo o Secretário de Planejamento do Governo local, Denis Minev.

Além disso, exige menos desapropriações, não interferindo no trânsito, sendo mais amigável urbanisticamente.

Embora pareça obra pública, o monotrilho é um empreendimento particular, ou seja, tem donos, e é objeto de concessão por parte da Prefeitura de Manaus.

Ele é um sistema moderno que, se for bem projetado e construído, poderá ser um cartão postal muito útil para as Zonas beneficiadas.

FOTO: Imagem aérea dos locais beneficiados / Arquivo Estadual

Nenhum comentário: