domingo, 27 de junho de 2010

BOI BUMBÁ: Parintins e suas peculiaridades

DIRETO DE PARINTINS: Paula Castro / Especial Para o Panorama Brasil.

Numa vislumbrante viagem, saindo da capital do Amazonas (Manaus) ás 07h da manhã de quinta-feira (24), nossa embarcação foi ao posto da Capitania dos Portos, na Ceasa, para procedimentos de segurança. Ação vivenciada por barcos e lanchas, para verificar a quantidade permitida de passageiros e modos de praxe.

Nosso percurso, feito de lancha, durou aproximadas 9 horas. O que não é possível em barcos normais e a duração de uma viagem até a Ilha Tupinambarana dura em media 25 horas. Lembrando que essas horas são somente para idas a Parintins. À volta, a viagem é muito mais demorada. Em média 12 horas de lancha e 27 de barco.

Na chegada, observamos de cara o banzeiro movimento das cores Azul e Branco e Vermelho e Branco. Clara rivalidade das agremiações dos Bois bumbás Garantido e Caprichoso.

A agitação popular é considerável. Mas na parada para um carro e uma pergunta ao motorista Raimundo Pacheco, de 47 anos, que dirige os famosos triciclos aqui na cidade, a constatação. “Ano passado a cidade tinha mais visitantes”, diz o motora. Segundo ele, o movimento já foi melhor.

Ta caro

No passeio pela cidade a superfaturação é veemente. Em dias de Festival tudo se torna muito mais caro. Exemplo: o aluguel de uma moto bis, por 24 horas, custa em media R$ 80, 00 reais. Em dias sem Festival você consegue pagar até R$ 30, 00 reais.

A festa

No primeiro dia do Festival o Boi Garantido contou com a participação da cantora baiana, Daniela Mercury. Muitos falaram que foi para dar uma forcinha ao jovem levantador do vermelho, Sebastião Junior, de 23 anos. A apresentação do boi da baixa de São José durou 2he30min. Na seqüência foi a vez do Caprichoso, que utilizou o mesmo tempo.

No segundo dia a abertura ficou com o caprichoso. Pelo olhar dos jurados e comentários de cidadão e integrantes dos dois bois o Caprichoso saiu na frente, nos dois primeiros dias. Foi melhor.

Agora é esperar a terceira e ultima noite, neste domingo (27), para sabermos um pouco sobre o desfecho do 45 Festival Folclórico de Parintins. Nossa equipe vai está acompanhando passo a passo e notoriando, aqui no PANORAMA, os detalhes.
Velocidade minima

Há..... a internet, aqui em Parintins, é algo que nos chamou a atenção. Pois não funciona da forma que deveria. Ela é muito lenta mesmo!

Até a próxima.

Foto: Abril.com

Paula Castro é jornalista e foi a Parintins, exclusivamente, para cobrir o Festival. As fotos feitas por ela estarão nas próximas horas aqui. Ela também estará no site Panorama de Noticias.

Nenhum comentário: