sexta-feira, 25 de junho de 2010

ÁFRICA: Brasil garante primeiro lugar e enfrenta Chile com histórico favorável

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

Sem três titulares, Elano (contundido), Kaká (suspenso) e Robinho (poupado), com o regulamento nas mãos e os jogadores que entraram e não convenceram (Daniel Alves e Júlio Batista), o Brasil não saiu do empate em 0 a 0 com Portugal, pela última rodada da primeira fase no Grupo G da Copa da África.

A Seleção Brasileira até começou o jogo com a posse de bola e impondo um ritmo para entrar na defesa portuguesa totalmente fechada e que saia nos contra ataques buscando sempre Cristiano Ronaldo para partir pra cima da zaga canarinho com chutes de longa distância ou nas jogadas individuais.

Daniel Alves que entrou para fazer a função de um meia não conseguiu realizar o trabalho de ligação da defesa ao meio campo. Mas do lado direito, ele foi fundamental no apoio ao lateral direito Maicon. Já Júlio Batista ficou a quilômetros de distância de substituir Kaká.

Nilmar entrou no lugar de Robinho e foi muito bem. Nas jogadas individuais e com sua velocidade, o jogador levou perigo a defesa lusitana, mas ficou sozinho e não teve o apoio de Michel Bastos pelo lado esquerdo para as jogadas naquele setor e muito menos de Júlio Batista e Luís Fabiano para fazer a troca de passes lá na frente. Diante dos chilenos, a história é totalmente favorável para o futebol brasileiro.

Em Copas do Mundo da FIFA, o Brasil venceu em 1962 no próprio Chile por 4 a 2 e na França’98 por 4 a 1. Nas eliminatórias foram duas vitórias também de goleada, por 3 a 0 e 4 a 2, onde a Seleção Brasileira ficou na primeira colocação com 34 pontos e o Chile em segundo com 33.

Quem pensa que o jogo será fácil contra os chilenos, pode mudar de idéia, pois em Copa do Mundo tudo é possível e totalmente ilógico. Agora não pode haver mais erros ou vacilos.

A partida de segunda-feira (28) será outra história e outra competição. Com a volta de Kaká, Elano e Robinho, o time canarinho vai entrar em campo com um entrosamento e a tendência é jogar melhor.

FOTO: Reprodução / Fifa

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil. Paulo Rogério também estará no site Panorama de Noticias.

Nenhum comentário: