quarta-feira, 19 de maio de 2010

HUMILHAÇÃO EM CAMPO: paradinha agora é meia boca, mas tem mais...

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

A famosa e desleal paradinha (foto) finalmente teve seu fim a meio termo, ou seja, a FIFA e a International Football Asociation Board (IFAB), anunciaram nesta terça-feira (18/5) que esse deslize da regra, na cobrança de pênalti, só será permitido quando o cobrador, em direção ao gol, não puder parar com sentido de deslocar o goleiro e sim se aproximar da bola parar e bater sem fazer a finta no momento do chute.

Agora essa atitude é passível de cartão amarelo para o jogador que transgredir a regra. Essa determinação começa a partir do dia 1º de junho próximo.

Em termos a regra da paradinha não foi totalmente sancionada, mas o que houve foi uma punição ao jogador que abusava da regra para tirar proveito em cima do goleiro que não ficava com nenhuma possibilidade de defender a bola, ou seja, não havia uma condição de igualdade na cobrança de pênalti.
A meu ver a IFAB e a FIFA acertaram ao tomar essa medida, pois era injusto o que vinha acontecendo com os goleiros que tinham a possibilidade quase mínima de defender um pênalti pela grande vantagem que usufruía o cobrador que ia em direção da bola e ao chegar ainda fazia a finta na hora de bater.

O que vinha acontecendo nas cobranças era um verdadeiro assassinato a regra, principalmente no futebol brasileiro com a passividade dos árbitros que deixavam os jogadores abusarem, o que beneficiava apenas o cobrador e não o defensor, no caso o goleiro.

Outras mudanças nas regras de jogo, também vão melhorar o futebol mundial. São decisões que passarão a vigorar na Copa do Mundial da FIFA, África do Sul’2010.

FOTO: Reprodução/Neymar

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

Nenhum comentário: