quarta-feira, 14 de abril de 2010

PALAVRA ESPECIALIZADA: FIFA x Morumbi. Será o último ato da novela?

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

Um grande clássico deu início a Copa Mundial da FIFA, Brasil’2014 pouco mais de quatro anos para a abertura da competição.

A FIFA enfrenta o Morumbi de peito aberto e disposta a condenar ou fazer justiça a um projeto que foi reprovado várias vezes pelos dirigentes da Federação Internacional.

A briga promete ainda muitas emoções. Para isso, o Secretário Geral da FIFA, Jerôme Valcke, chega ao país para minizar ou seputar de vez qualquer pretensão do palco paulistano de sediar a abertura, uma das semifinais e até mesmo a própria cidade como sede da Copa.

Na máteria pulbicada na terça-feira (13), no jornal “Estado de São Paulo” e também outra que saiu na Radio France, afirmava que o Morumbi não reunia nenhuma condição do jogo inaugural ou uma semifinal. Resumindo, a capital paulista estaria fora das 12 cidades sedes do mundial.

O pior de tudo é que os governantes estaduais e municipais já admitiram que não haverá plano B para São Paulo, ou seja, a construção de um estádio novo para receber as partidas da Copa do Mundo.

Um fato é certo. A viagem do dirigente da FIFA, ao Brasil, não é um passeio. Sua vinda é porque ele traz na mala uma alternartiva para a cidade. Valcke, deve sugerir aos paulistanos a construção de outro estádio para o mundial, independente de abertura ou semifinal.

O importante agora é garantir não mais o Morumbi e sim a própria cidade de São Paulo como sede, caso contrário “Adeus”, “Bye-Bye” e “Um abraço”.

Não adianta os dirigentes do tricolor paulista ficar insistindo que o estádio irá sediar a abertura da Copa. Agir como torcedor nesse momento é amadorismo. Fico pensando Jerôme perguntando para os cartolas e governantes. “Vocês vão construir outro estádio?”. Se a respota for negativa, então será feito o que disse anteriormente.

A única solução é aceitar o que deve propor o secretário da FIFA, pois acredito que ele vem pra solucionar e alertar a todos que a eliminação da cidade de São Paulo será inevitável e incondicional.

Se o Morumbi não reúne condições não adianta insistir. A cidade e o Estado de São Paulo tem um valor importante para o nosso país e claro para a própria Copa 2014.
Fica uma pergunta. O mais importante é o Morumbi ou a cidade de São Paulo como sede?

Imagem: reprodução

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

Um comentário:

Jorge Arnaldo disse...

A taça das bolinhas já serve de consolo para Sao Paulo. Acredito que o Morumba possa dar adeus a Copa de 2014. Manaus e Natal também seguem o mesmo ritimo. Vao embora.