segunda-feira, 12 de abril de 2010

LUTO: Morre comentarista esportivo mais popular do Amazonas, Orlando Rebelo

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

Calou-se uma voz que ecoava nos estádios do futebol amazonense.

O torcedor local não ouvirá mais os comentários técnicos do agora saudoso Orlando Rebelo, que foi enterrado neste domingo (11), em Manaus.

Orlando trabalhou em várias emissoras de Rádio em Manaus, sendo a última como Diretor de Esportes da Difusora.

O esquema tático, as substituições, os gols, as jogadas, treinadores, jogadores, enfim o mundo dentro e fora de campo perde para sempre a opinião do velho mestre conhecido como “O comentarista mais ouvido da Amazônia”.

Fica agora apenas a lembrança do cronista que ao longo dos anos dedicou-se a comentar nos palcos do futebol local e no horário do meio-dia, na Rádio Difusora do Amazonas.

A crônica esportiva do Amazonas lamenta, mas com certeza terá em Orlando Rebelo o espelho mais vivo do comentarista que sabia analisar como ninguém qualquer composição tática dos técnicos de futebol.

Sabe-se lá quantas vezes ao ouvir pelo Rádio uma determinação colocação, algum treinador no intervalo de jogo mudou de rumo seguindo o que dizia Orlando Rebelo?

Todos nós que fazemos parte da crônica esportiva amazonense lamentamos essa perda inigualável, mas também sabemos que o trabalho do velho mestre fica como legado para as futuras gerações como fonte de estudo e principalmente preservação de sua memória.

Falei com Orlando Rebelo ano passado e como sempre perguntava “Oi Paulo tudo bem?” e também respondia “Tudo bem, como vai Orlando”. E nesse dia seguimos caminhos diferentes, sem saber que hoje eu estaria registrando o passamento de sua morte.

Só resta agora a lembrança e seguir em frente para termos uma crônica esportiva qualificada e acima de tudo um futebol amazonense de volta a elite do Brasil. Com certeza dois desejos do saudoso e querido comentarista Orlando Rebelo.
Ilustração: Reprodução

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

2 comentários:

Daniel Nava Neto disse...

Eu tive a oportunidade de conhecer e ouvir os cmentários deste cidadão, em algumas vezes, quando o São Raimundo participava do Campeonato Brasileiro da Séri B. Ele entendia mesmo.

Fernando Oliveira disse...

Meus sentimentos a família. Peço que Deus o receba com uma grande festa, e que dê paz e contentamento para todos aqueles que o amavam.