segunda-feira, 19 de abril de 2010

INCÊNDIO: mais de cinco prédios são tomados por labaredas no centro de Manaus

DE MANAUS: Adeilson Albuquerque / Especial para o Panorama Brasil

Um incêndio com labaredas que alcançaram mais de quinze metros de altura atingiu cinco prédios no centro de Manaus/AM, na tarde desta segunda-feira (19). Tal fato ganhou repercussão nas principais redes de TVs do Brasil.

Segundo o Corpo de Bombeiros, que permanecia trabalhando à noite no local, ninguém ficou ferido e as causas do incidente são desconhecidas.

Não houve vitimas fatais. Mas uma policial Militar conhecida como Josilene saiu ferida após tentar retirar funcionários que estavam presos na Biblioteca Pública, que fica ao lado do Prédio que recebeu as primeiras chamas.

A cabo caiu de uma altura aproximada de sete metros, torcendo o tornozelo, e foi levada ao Pronto Socorro 28 de Agosto e deve passar por uma cirurgia.

Um carro de Bombeiros e mais quatro de apoio foram responsáveis por apaziguar as chamas que iniciaram por volta das 15he30min. Mais de 90 homens estiveram no ocorrido.

Apesar de o transito ter sido interditado durante o fim da tarde, desde as 20h (de Brasília), o movimento agora é tranqüilo nas proximidades.

O laudo que vai apontar as causas do fogo deverá sair em trinta dias. Os prejuízos ainda não foram calculados pelos comerciantes.

O gerente de uma das lojas afetadas, Mário Aguiar, afirmou que perdeu muito dinheiro. “Nossa não dá pra acreditar. Isso é inacreditável. Muitas mercadorias minhas foram roubadas por pessoas que passavam por aqui. Não sei o que vou fazer”, lamentou com lágrimas nos olhos.

Histórico de incêndios

O ocorrido na tarde desta segunda no centro de Manaus não é o primeiro que deixa populares e empresários descontrolados e aflitos.

Em setembro de 2008 o hipermercado Atacadista Makro, na Zona Sul, foi tomado pelo fogo. Apenas o prédio do hipermercado pegou fogo. No local funcionava um restaurante no prédio histórico que não foi atingido. Também em 2008 foi à vez de um incêndio destruir um supermercado dentro de um shopping em Manaus, conhecido como TVLândia (foto acima), na Avenida Djalma Batista. Os profissionais dos Bombeiros informaram, na ocasião, que havia 20 funcionários no supermercado no momento do incêndio, mas ninguém ficou ferido.

Em 2009 labaredas com mais de 30 metros de altura destruiu quase completamente o bloco B do Centro de Compras CECOMIZ, o mais antigo da cidade construído no fim da década de 70. Também não foram registrados ferido. Comerciantes, populares e os bombeiros, que estiveram no local, relataram que o fogo começou após explosão em uma loja de artigos eletrônicos.

Foto: Reprodução / Reinaldo Okita - Amazonas em Tempo/AE

Adeilson Albuquerque é jornalista e responsável pela Editoria Norte do Panorama Brasil.

Nenhum comentário: