terça-feira, 20 de abril de 2010

HOTÉIS: classificação hoteleira é destaque em Pernambuco

DE RECIFE: Jeferson Mariano, com informações do Ministério do Turismo / Especial para o Panorama Brasil.

O processo de classificação hoteleira foi tema de palestra no 3º Fórum do Direito do Turismo, realizado no Recife (PE).

O Ministério do Turismo (MTur) está percorrendo todas as regiões brasileiras para discutir as novas matrizes de classificação com governos municipais e estaduais, entidades do setor e a sociedade civil. “É imprescindível que o Brasil acompanhe essa tendência mundial de buscar o aumento da competitividade por meio da melhoria da qualidade dos produtos e serviços turísticos. A classificação dos hotéis é adotada por vários países”, afirma o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch, citando como exemplos o Chile, França, Espanha, Portugal, entre outros.

O processo de classificação, já recebeu apoio de várias entidades do setor.

A matriz de hotel histórico também foi discutida em Ouro Preto (MG) e a presidente da Associação Brasileira de Hotéis (ABIH/MG), Silvania Capanema, elogiou a “simplicidade” do sistema proposto pelo MTur. “Os meios de hospedagem de Belo Horizonte já estão se preparando para aderir à classificação”, ressaltou.

O novo sistema de classificação hoteleira proposto pelo MTur, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a Sociedade Brasileira de Metrologia, definirá os requisitos mínimos de sustentabilidade, infraestrutura e serviço que um empreendimento precisa oferecer para se enquadrar numa determinada categoria.

Serão adotadas oito matrizes: Hotel Urbano, Resort, Hotel Fazenda, Cama e Café, Hotel Histórico, Pousada, Flat e Hotel de Floresta. Dentro de cada matriz, critérios obrigatórios e eletivos (não obrigatórios) estão sendo definidos para enquadrar os empreendimentos em categorias.

Foto: Reprodução / hotéis de praias em Pernambuco

2 comentários:

Léo Marcantonha disse...

Já estive nas praias de Recife, são lindas. Mas onitas mesmo são as praias salgadas de Fortaleza, meu querido Ceará. Visitem, se poderem.

Rosalina Farias disse...

Belas praias mesmo. Mas seria muito bm se vocês disponibilizassem contatos para referir dúvidas de turistas e outras pessoas que quizessem viajar para conhecê-las. Bjos