segunda-feira, 15 de março de 2010

CRÔNICA DA BRU: Mulher, todos os dias são seus

DE VITÓRIA/ES: Brunella França / Especial para o Panorama Brasil

A mulher como centro de universalização poética é aquela que tem nome e também sobrenome, é a que tem deveres, e também têm direitos.

É a que chora, é a que ri, é a que é mãe e muitas vezes é também pai, é a filha, é a irmã, é a tia, é a avó… Sacerdotisa de si, guerreira dos sentimentos!
Meninas!… Moças!… Senhoras!

Joanas, Florbelas, Cecílias, Anitas, Helenas, Cleópatras, Elizabetes, Pollyanas, Olgas, Marias, Áureas, Safos… Mães, Sogras, Filhas, Esposas, Irmãs… A todas as mulheres, sem distinção de cor, credo e tribo.

Solteiras!… Concubinas!… Casadas!… Essencialmente emancipadas!

A mulher professora, a mulher doméstica, a mulher motorista, a mulher atleta, a mulher empresária, a mulher presidenta, a mulher proprietária… Independentemente a profissional mulher… A mulher em beleza, Elegância e Sensualidade!

A mulher que elege, a mulher eleita, a mulher escritora, a mulher pintora, a mulher que canta e encanta… A mulher da arte… A mulher obra de arte… A mulher em casa, na rua ou no trabalho… Em essência mulher… Unicamente mulher!

A mulher amada… Amante… Apaixonada…
A mulher urbana, a mulher rural…
A mulher singular, a mulher plural…
A mulher alimento, mas também canibal…
A mulher intrinsecamente maniqueísta!
A mulher feminina, a mulher feminista

A mulher de uniforme, de saia, de vestido, de calça, de short e camiseta, calcinha e sutiã, de biquínis… A mulher em pele… A mulher em alma… A mulher em formas aos olhos de quem se tem a admirá-la…

Magra… Gorda… Em forma… Negra… Branca… Amarela… Parda… Cabocla… Mameluca… Índia… Baixa… Alta… Lésbica… Em essência mulher… Organicamente mulher!

Poeticamente MULHER!

Ensinou a não desistir da luta”, Cora Coralina. "Eu sou aquela mulher há quem o tempo muito ensinou.

FONTE / AUTOR: A autora é escritora e, chegando a ganhar o Prêmio Direitos Humanos 2004 de Redação, jornalista, além de fazer Assessoria de Comunicação na cidade de Vitória, Espírito Santo (ES). Veja a publicação de seu primeiro romance no site: www.abcles.com.br. O escrito, e publicação desta Crônica, é de responsabilidade sua e dos editores do Panorama Brasil.

Fale com a autora: panorama@folha.com.br

3 comentários:

Mariana Guedes disse...

Lindas palavras. Creio que é desta forma que iremos continuar incentivando nossas mulheres guerreiras a desbravar caminhos e direçòes de destaque maior. Força mulheres

Anônimo disse...

FICO INTENSAMENTE FELIZ QUANDO DEPARO-ME COM UM DOS MEUS POEMAS PRESTANDO TÃO MERECIDA HOMENAGEM, POIS A REAL FINALIDADE DA POESIA É TOCAR CORAÇÕES E MENTES DE QUEM OS TEM.


VIVA A MULHER, POR ESTE E OS DEMAIS DIAS...!

BJS

EMANOEL FERREIRA DA SILVA - "MANOLLO FERREIRA"

PEDAGOGO - PROFESSOR - ESCRITOR...

JUAZEIRO-BA

Maria Bonita disse...

A mulher é um exemplo de vida que deve ser seguido por todos os seres vivos do planeta, entre eles os irracionais homens.