quinta-feira, 4 de março de 2010

CRITICA DO DIA: falta de responsabilidade social cria escola da bandidagem


DE BLUMENAU/SC: Fernando Mellis / Especial para o Panorama Brasil.

No dia 13 de julho de 2008, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei Complementar 8.069/1990, completou 18 anos, alcançando a maioridade.

Mas, o que mudou até então, 2010? Será que ele vem sendo cumprido à risca? Crianças e adolescentes brasileiros de todas as classes têm seus direitos garantidos? São respeitados?

A criminalidade entre menores de idade já pode ser considerada um problema social.

Atualmente no Brasil, a perda dos valores morais e sociais de menores de idade é preocupante.

A justiça lhes oferece a impunidade e os bandidos se aproveitam para utilizá-los. Fato que deveria ser discutido seriamente entre os parlamentares.

Afinal, parte do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) não se encaixa mais no cenário atual da sociedade brasileira.

Em 1990, quando foi instituído o ECA a realidade era outra. Mas hoje, a vida em comunidades pobres, cercada de bandidos, motiva principalmente os adolescentes a largarem os estudos, a família e partirem para a violência.

Em grande parte dos casos existe a presença de adultos por trás de toda a violência, assaltos, mortes, tráfico, com o objetivo de se valer da lei.

O problema é que a lei não serve mais para esta escola de violência que tem se criado a cada dia.

Adolescentes estão se aproveitando da idade para cometerem as maiores barbáries possíveis sem serem punidos.

Há também a questão de crianças e adolescentes sem qualquer estrutura familiar, sem valores, estes não têm nada a perder.

Com isso, entram no mundo do crime e deixam o povo e a polícia de mãos atadas.

O que espanta é que com 15, 16, 17 anos, estes adolescentes já sabem dos seus atos e das conseqüências deles. Mas, ainda há psicólogos e similares que insistem em dizer que há chances de recuperar os jovens infratores.

Desculpem-me os que concordam, mas a escola da bandidagem já tem inclusive seus premiados, que completaram 18 anos e não saem do mundo do crime.

Pelo contrário, agora é a vez deles recrutarem outros menores para assumirem os postos de impunidade da justiça brasileira.

Imagem: Reprodução

FONTE /AUTOR: Fernando Mellis é critico observante do momento político Brasileiro, com fontes fidedignas no Distrito Federal (DF), alem de ter obtido vasta experiência nas Rádios Globo e CBN – AM/Curitiba e escrever artigos e crônicas sobre atualidades.

Um comentário:

Cristiane Urbis disse...

Creio muito na impunidade de nossas autoridades. A culpa, nào é de nossas crianças e adolescentes, que vivem muitas vezes em completo abandono, mas sim das pessoas que representam a pluralidade. Não podemos generalizar, mas apontar os culpados também não vai adiantar muita coisa Tudo passa pela educação brasileira que é totalmente falha!!