quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PRESO: Arruda completa seis dias na Superintendência da PF e investigações avançam no DF


DE BRASÍLIA: Tiago Vergara / Especial para o Panorama TV Brasil.

Nesta quarta-feira (17) de cinzas, faz seis dias que o governador afastado do Distrito Federal (DF), José Roberto Arruda (ex-DEM e atualmente sem partido) permanece preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília.

Apesar dos acontecimentos envolvendo corrupção em seu governo, Arruda recebe, além das visitas diárias de sua família, pessoas simpatizantes a ele.

Nesta terça-feira, 16, por exemplo, o governador recebeu o tenente Francisco de Souza, da Diretoria de Inativos e Pensionistas da Polícia Militar do DF, que lhe presenteou com um livro, cuja capa trazia os dizeres: Como Permanecer Animado por 24 Horas.

José Roberto Arruda recebeu também incentivo e apoio de uma aposentada, que ao sair disse que Arruda ajudou muito sua Cidade (Ceilândia) e de um estudante que disse "Ele tem sua história", ao fim da tarde.

O advogado de defesa de Arruda Thiago Bouza, também esteve com ele durante o dia.

Especula-se, em Brasília, que os opositores de José Roberto Arruda esperam que ele renuncie nos próximos dias.

Os movimentos fora arruda também aguardam mesma posição do acusado.

As investigações continuam

Todos os deputados distritais citados no inquérito que investiga as denúncias de arrecadação e pagamento de propina no DF ainda continuam livres para exercer atividades parlamentares na Câmara Legislativa.

São eles: Leonardo Prudente (sem partido), Eurides Brito (PMDB), Júnior Brunelli (PSC), Benício Tavares (PMDB), Rôney Nemer (PMDB), Rogério Ulysses (sem partido), Benedito Domingos (PP) e Aylton Gomes (PR).

Apesar das cenas escrachadas apresentadas nos extravagantes vídeos gravados pelo ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa, os deputados que aparecem nas filmagens não dão indícios de deixar a Casa.

Isso acontece, até mesmo, com os distritais que não aparecem nas cenas, mas que têm os nomes citados nas investigações.

Mas as coisas podem mudar nos próximos dias, pois a existência de ameaça de intervenção federal no DF, pedida pela Procuradoria-Geral da República (PGR), também complica a situação dos oito parlamentares manchados pelo escândalo.

Depois de dois meses sem mostrar qualquer esforço para punir os envolvidos, o clima na Câmara Legislativa começa a mudar. “É necessário dar uma resposta para provar que a Casa não está inerte. Vamos fazer a nossa parte no que for preciso. Haverá sim, rigor nas investigações e nada ficará impune”, afirmou o presidente da Comissão de Ética da Câmara, Bispo Renato (PR).

Apenas uma cassação em quase 20 anos

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CL/DF) existe há 19 anos. Desde então, seu histórico relata apenas uma cassação, a do deputado Carlos Xavier (PMDB), em 2004.

FOTO: Movimento Fora Arruda / Brasilia / Divulgação

6 comentários:

Joau l Madeira disse...

Em um país, onde figuras como RORIZ, COLLOR, MALUF, SARNEY, ACM, se reelegem ou já se reelegeram inúmeras vezes, faz com certeza, esses crápulas, os envolvidos, da CLDF ficarem à vontade sim! Eles não acreditam que o povo brasileiro se indigna pra valer. E isso é verdade!

marinones silva dos santos disse...

É interessante que são sempre os mesmos, que aparecem em tudo que está errado na CLDF. Cadê a ética, Senhores?

vaninho bastos disse...

o q mais me chateia é saber que estes bandidos pode vir a se candidatar novamente e muitos eleitores irão votar neles de novo, quem apoia ladrão é ladrão tambem, e este tipo de ladrão prejudica muita gente de uma só vez, pelo amor de Deus, vota num que vc não conhece ou em branco.

Jessé Carvalho disse...

Muitos cidadãos estão preocupados como eu, não é pra menos.Mas não devemos deixar o medo e aspreocupações q se apresenta falar mais alto q a coragem; Temos q ser firmes neste momento, com justiça apurar.Talvez nao tenhamos outra oportunidade de mostrar para o Brasil q aqui existem pessoas de bem.

Jessé Carvalho (DF) disse...

Aqui moram E TRABALHAM pessoas honestas, com ética e moral.Já somos tão mal vistos lá fora, eis a oportunidade e quem sabe assim como exportamos o respeito a FAIXA DE PEDESTRES mostrar(através do poder judiciário) q o povo de nossa querida Brasília é um povo digno Q MERECE RESPEITO.

Ricardo Cubas disse...

Ah, e ainda tem coisa pior. Parece que os suplentes são piores q os distritais da base governista. Estamos no velho dilema, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Pudera todos os eleitores do DF seguir a regra:"Jamais, nunca, conceda o quarto mandato eletivo a qualquer politico que seja".