domingo, 28 de fevereiro de 2010

COPA DE 2014: o gasto será o dobro da África do Sul


DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

O site Futebolfinance.com divulgou nesta semana que a Copa Mundial da FIFA, Brasil12014 será investido o dobro do que na África do Sul este ano.

Serão exatamente 7.090 milhões de euros, enquanto os sul africanos desembolsaram 3.226 milhões de euros.

São valores que deixam qualquer governante e o povo de antena ligado, pois muito dinheiro assim pode tomar outro rumo e não seguir o caminho das obras em prol da Copa 2014.

No Brasil, praticamente todos os estádios serão construídos, com exceção do monstrengo Morumbi, condenado por várias vezes pela FIFA, o Maracanã, que será palco da final e o Mineirão, que tem um projeto de readaptação para o mundial considerado muito bom.

Na África do Sul, também houve a construção de quase todas as praças, mas com um investimento menor e que teve pelo caminho muitos atropelos.

A África do Sul 2010 não terá um transporte adequado para a Copa.

O país não tem o costume de ônibus, por isso serão utilizadas várias Vans.

Mas vem a pergunta. E a FIFA deixou passar em branco essa exigência??? Claro que não, o que a Federação Internacional pediu ao Comitê Organizador Local (COL) que fizesse todos os esforços para resolver o problema.

Aqui serão construídas vias especiais para a implantação do chamado trem leve (Monotrilho) e o Bus Rapid Transit (BRT).

Sem contar com o trem bala, que ligará Rio-São Paulo, mas que infelizmente não ficará pronto para 2014 e sim para os Jogos Olímpicos, Rio’2016.

A infra-estrutura no Brasil será muito maior do que na África do Sul.

O país quer e deseja por um desenvolvimento moderno e eficaz. Isso será cumprido com a realização das obras do mundial.

O anseio de cumprir a risco o caderno de encargos da FIFA pode deixar de lado outras melhorias, mas que ao final os investimentos direcionados ao mundial em atender os 26 requisitos (Estádio, Entorno do Estádio, Transporte e infra-estrutura, Centros de Treinamentos, Parque de Eventos “Fan Parks”, Comunicação, Marketing e Notícias, Gerenciamento de Desastres, Eventos da FIFA, Sustentabilidade, entre outros) irão contribuir para um futuro melhor.

FOTO: Reproducão.

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

Nenhum comentário: