sábado, 17 de janeiro de 2009

Manaus: sede em 2014


DA REDAÇÃO NORTE: Panorama Esporte TV Brasil.

O termo de compromisso que solicita o credenciamento de Manaus como uma das cidades sedes dos Jogos da Copa do Mundo de 2014 foi encaminhado, na tarde da última quinta-feira, 15, pelo Governo do Amazonas e Prefeitura local, ao comitê organizador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

No contrato de adesão apresentado a CBF, o Estado se compromete, entre outros pontos, a fazer a entrega definitiva de todos os estádios em plenas condições de uso, como exige o caderno de encargos da Instituição máxima do futebol, até o dia 31 de dezembro de 2012.

“Vamos carboneutralizar toda a competição. O que for preciso iremos fazer. Todas as providencias estão sendo tomadas. Acreditamos que da forma que estamos trabalhando iremos alcançar nosso objetivo”, disse o Governador Eduardo Braga, responsável pelo documento, ao lado do ex-prefeito, Serafim Corrêa.

No documento enviado ao comitê organizador da CBF, o Amazonas garante apresentar todos os licenciamentos, com particular atenção aos aspectos ambientais e urbanísticos, até o dia 31 de julho de 2009.

No documento é enfatizado que a implementação dos investimentos destinados à melhoria da infra-estrutura da capital Amazonense terá início até o dia 31 de janeiro de 2010.

O novo estádio Vivaldo Lima (Vivaldão), também é uma das promessas para o Amazonas ser contemplado com a candidatura, pois ele será implodido. “É um estádio que condiz com a nossa região e com o apelo humanitário, que é o Meio Ambiente. O projeto sobre o novo Vivaldo Lima é impreterivelmente ecológico e auto sustentável. Ele é muito moderno e está dentro das exigências da Fifa. A cada dia fico extremamente otimista que a Copa será nossa”, finalizou o administrador do Estádio, Ariovaldo Malizia.

Capital mais verde do Brasil

Manaus é banhada pelo Rio Negro e é o portão de entrada para a maior floresta tropical do planeta. A cidade guarda um extraordinário estoque de recursos naturais, entornada pelo maior rio em volume de água do Planeta, chamado Amazonas, representado por 20% da reserva de água doce do mundo, um banco genético de inestimável valor e grandes jazidas de minérios, gás e petróleo.

A capital do Amazonas surgiu na segunda metade do século XVII, com a construção do Forte de São José da Barra, cuja finalidade era proteger a região contra a invasão estrangeira.

Somente em 04 de setembro de 1856, foi denominada de Manaus, em homenagem à nação indígena dos Manaós o mais importante grupo étnico habitante da região.

Manaus foi uma das primeiras cidades brasileira a contar com luz elétrica, galerias pluviais, tratamento de águas e esgotos e serviço de bondes elétricos.

É o principal patrimônio cultural arquitetônico do Amazonas. Esse templo de arte retomou seu apogeu com a realização do Festival Amazonas de Ópera, todos os anos, e com a apresentação em seu palco de espetáculos clássicos e populares de dança, música e teatro de artistas locais, nacionais e internacionais.

Crescimento e Modernização

As obras de infra-estrutura urbana movimentaram a cidade nos últimos anos, mudando a paisagem e promovendo o desenvolvimento.

Passagens de nível, duplicação de avenidas e a construção de viadutos são apenas alguns exemplos do ritmo acelerado das transformações vividas por Manaus.

Muita coisa ainda está por ser implantado em Manaus. Investimentos esses que começaram a surgir com a grande e ambiciosa vontade de sediar jogos da Copa de 2014.

FONTE/AUTOR: Adeilson Albuquerque/ Especial Panorama.

Nenhum comentário: