quinta-feira, 30 de outubro de 2008

AYRTON SENNA DA SILVA: há 20 anos, conquistava seu 1º título mundial.


DA REDAÇÃO CENTRAL BRASILIA: Panorama Esporte TV Brasil.
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O dia 30 de outubro de 1988 foi definitivamente especial para o automobilismo brasileiro.
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Naquela data, depois de um magnífico Grande Prêmio do Japão, o primeiro título mundial fazia com que Ayrton Senna da Silva começasse a construir sua figura de ídolo nacional.
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Pelo destaque já em seus quatro primeiros anos com equipes de menor escalão no cenário da Fórmula 1 da época, entre 1984 e 1987, conquistou seis vitórias e 16 pole positions a bordo da modesta Toleman e da tradicional Lotus, cuja era de ouro já havia passado, Senna chegou à temporada de 1988 tido como um piloto de um futuro brilhante nas pistas da categoria.
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Porém, junto com o aumento das expectativas sobre o brasileiro de então 28 anos, a pressão também crescia em trajetória semelhante. Também pudera: contratado pela McLaren, escuderia que havia sido tricampeã da Fórmula 1 em 1984, 1985 e 1986, ele teria pela primeira vez em mãos um carro capaz de brigar pelo campeonato.
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E o primeiro adversário rumo à primeira conquista mundial para Senna viria dentro de sua própria equipe: Alain Prost, bicampeão que poderia ser apontado como primeiro piloto dos ingleses.
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Poderia, porque aquele paulistano queria mesmo mostrar porque havia assinado contrato com o time comandado por Ron Dennis.
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No dia 30 de outubro de 1988, o circuito de Suzuka recebia a prova que poderia decidir com antecipação o campeonato.
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A situação era clara: em duas corridas, Senna precisava de uma vitória para ficar com a taça, sendo que, em caso de triunfo do francês, a decisão seria adiada para o Grande Prêmio da Austrália.
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Mostrando que não deixaria passar daquele fim de semana de outubro a data da sua consagração, o brasileiro marcou logo a pole position, estatística totalmente dominada por ele durante o ano (foram 13).
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Porém, um problema na embreagem fez o seu motor morrer na hora da largada, o que o fez cair para a 16ª posição e colocou Prost na liderança.
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A partir desse momento, Senna iniciou empreitada que culminou em uma de suas maiores corridas de recuperação: com o problema do carro resolvido, ultrapassou seis adversários logo na primeira volta e, no 11º giro, já estava na terceira colocação.
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Após se livrar do italiano Ivan Capelli, que teve de abandonar a corrida japonesa, o piloto nascido em São Paulo tinha a sua frente apenas o companheiro de equipe, única pessoa que poderia lhe tirar o troféu.
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E Prost, vendo suas chances de conquistar o tri mundial se esvaírem, foi ultrapassado na 20ª volta, quando nem o fato de o francês espremer o rival na parte interna da pista na altura da reta dos boxes foi suficiente para impedir a manobra de Senna, que na seqüência precisou somente retardar a freada para assumir a liderança e assegurar sua primeira conquista na Fórmula 1.
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Além de significar o início dos títulos para o brasileiro, que a bordo da mesma McLaren se consagraria ainda em 1990 e 1991, o Grande Prêmio do Japão de 1988 serviu ainda para esquentar o que seria uma das principais rivalidades da história da categoria.
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FONTE: Gazeta Press.

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