quarta-feira, 7 de maio de 2008

TUBERCULOSE: diagnóstico pode ganhar avanço.

DE MANAUS: Correspondente do Panorama
.
O diagnóstico da tuberculose depende do olho humano. Com a ajuda de microscópios, os técnicos tentam encontrar bacilos da doença. Eles são contados em lâminas.

Um levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus, concluiu que quando o número de bacilos é pequeno a contagem é mais difícil e o erro de diagnóstico pode chegar a 58%.

As falhas viram um problema de saúde pública. Enquanto não recebe o tratamento correto, o paciente continua transmitindo a doença.

A tuberculose atinge 90 mil brasileiros todos os anos, com maior incidência no Rio de Janeiro e Amazonas.

A doença é causada por uma bactéria que afeta, além dos pulmões, órgãos vitais como os rins, o cérebro e o intestino e pode levar à morte.

Agora a Universidade Federal do Amazonas está desenvolvendo um programa de computador que poderá substituir o homem na função de diagnosticar.

Uma câmera ligada ao microscópio tira uma fotografia da lâmina com bacilos e a transfere para o computador.

A partir daí o programa de computador faz uma leitura da imagem. Identifica a presença de bacilos da tuberculose pelas cores e formas. Simula a visão humana e pode dar um diagnóstico mais preciso.

O programa deve ser aperfeiçoado pelos próximos dois anos. E pode ajudar na fase de triagem dos pacientes. No fim de 2008, o método começa a ser testado Aqui no Amazonas.

Esta é uma forma de auxiliar e aprimorar o diagnóstico dessa doença tão antiga, mas que ainda é comum no país, causando muitas mortes.
.
Adeilsonalbuquerquedelimademanausparanora.

Nenhum comentário: