sexta-feira, 6 de julho de 2007

TUFÃO: São Raimundo estréia na Série C.

MANAUS: Panorama Esporte Tv.

Rebaixado para a Série C ao final da temporada 2006, o São Raimundo montou um time regional para o Campeonato Amazonense de 2007, quando utilizou diversos jogadores oriundos do amadorismo com o objetivo de aproveitá-los na Série C e terminou a competição na 4ª posição, atrás de Nacional, Fast Clube e Princesa do Solimões.

Se já parecia pouco para um retorno à Série B, a realidade se apresenta mais cruel no 2º semestre. Tendo como única receita o repasse do Governo do Estado (R$ 400 mil), o São Raimundo continuou sem contratar nomes de peso e apostando em jogadores amadores ou da casa.

Nem assim o ânimo do treinador Carlos Prata esfriou. Comandando o time nos 5 primeiros e nos 3 últimos jogos da Série B do ano passado, Prata acredita que dá para chegar longe com o que tem.

A estréia em busca do retorno à Série é neste sábado, contra o Amapá (AP), no estádio Glicério Marques, em Macapá. O time viajou definido com Weber; Deurick, Lopes, Rogério e Marcos Pezão; Américo, Tiago Paraná, Piru, e Vidinha; André Tavares e Branco. Viajaram ainda Nelsinho,Thiago, Lander, Peruca, Buiu e Vilan.

Confira um breve histórico dos jogadores que compõe a delegação.

Weber, goleiro, eterno reserva na Colina, ganhou sua chance de ouro com o rebaixamento do time. Foi titular absoluto no Estadual e não comprometeu. Revelado pelo Fast Clube, foi para o São Raimundo ainda Juniores.

Deurick, lateral-direito. Embora volante de origem, foi testado na lateral-direita durante o Estadual 2007 e teve desempenho melhor que todos os outros laterais natos: André Oliveira, Mário Jorge e Claudinho. Virou titular da posição no início do 2º turno do Amazonense 2007.

Lopes, zagueiro. Vindo de clubes amadores da cidade, alcançou relativo destaque no Campeonato Estadual, marcando 3 gols.

Rogério, zagueiro, 28 anos. Disputou diversas temporadas pelo São Raimundo na Série B, inclusive a de 2006, quando o Tufão foi rebaixado. Disputou a “Segundona” paulista pelo Botafogo de Ribeirão Preto e estava na reserva do Ituano na Série B 2007.

Marcos Pezão, lateral-esquerdo, disputou diversas temporadas pelo São Raimundo tanto no Estadual como no Brasileiro da Série B, inclusive a de 2006, quando o Tufão foi rebaixado. Foi Campeão Amazonense pelo Nacional no 1º semestre, mas acabou dispensado e de volta à Colina.

Tiago Paraná, volante, uma das raras contratações do São Raimundo para o Estadual, ficou para a Série C.

Américo, volante. Titular absoluto do time no Regional, com uma atuação bastante regular, foi mais uma das apostas amadoras que deu certo.

Piru, meia. Do grupo do Compensão, Campeão do Peladão. Não se firmou, mas permaneceu no elenco para a Série C, quando terá mais uma chance.

Vidinha, meia-atacante, 27 anos. Sempre jogou pelo São Raimundo, tanto no Estadual como no Brasileiro da Série B, mas só veio a se firmar como titular em 2006. Disputou o Campeonato Paulista de 2007 pelo Rio Claro e é mais um do grupo rebaixado em 2006 que volta para o São Raimundo, a exemplo do zagueiro Rogério. Esteve com pé no Fast Clube para a Série C 2007.

André Tavares, atacante. Revelação das categorias de base, fez 4 gols no Campeonato, curiosamente todos contra o Rio Negro – 1 no 1º Turno (5x2 São Raimundo) e 3 no 2º Turno (4x1 São Raimundo). Começa a Série C como titular absoluto e grande aposta.

Branco, atacante. Contratação do São Raimundo para o Estadual, demorou a marcar, mas depois deslanchou e terminou a competição como vice-artilheiro do clube, com 5 gols. Começa a Série C com status de titular.

Os reservas:

Nelsinho, goleiro, revelação das categorias de base do clube. Disputou a Taça SP de Juniores no início do ano, emprestado ao Nacional, e quase fica em São Paulo, seduzido pelo São Caetano.

Thiago, zagueiro. Revelação das categorias de base e “xodó” da torcida do São Raimundo, foi titular absoluto do time no final da Série B 2006 e no Estadual 2007. Surpreendentemente, figurou na lista de dispensas do clube, após a competição regional. Depois foi reintegrado mas perdeu a posição de titular com a chegada de Rogério, com quem fez dupla de zaga no ano passado.

Lander, lateral-esquerdo, retornou ao futebol profissional em 2007, depois de uma vitoriosa passagem pelo Rio Negro, em 2001, quando foi Campeão Amazonense. Fez 6 gols no Estadual, foi artilheiro da equipe o que lhe garantiu no elenco para a Série C.

Peruca, meia. Contratado no decorrer do Campeonato Amazonense no futebol de Santarém, não se firmou e será reserva também na Série C.

Buiú, meia. Espécie de talismã do treinador Carlos Prata e xodó da torcida, também da leva de jogadores amadores profissionalizados para o Estadual 2007. Ainda precisa se livrar do estigma de “peladeiro”. Extremamente hábil, joga aparentemente sem muita responsabilidade tática. Muita firula e pouca objetividade.

Vilan, meia. Chegou ao São Raimundo como a grande revelação do grupo amador. Era apontado como a grande promessa. O cara que ia arrebentar. Terminou o Estadual na reserva, mas mesmo assim terá uma nova chance de estourar, na Série C.

Nenhum comentário: