sexta-feira, 6 de julho de 2007

SÉRIE C: "Fast Clube estréia em Boa Vista".

MANAUS: Panorama Esporte TV.

Na véspera de completar 77 anos, o Fast Clube faz sua estréia na Série C 2007 contra o São Raimundo (RR) no estádio Canarinho, em Boa Vista.

Fundado em 8 de julho de 1930, o Fast Clube participou de 3 edições do Campeonato Brasileiro (1977/1978 e 1979) e tem como maiores trunfos uma vitória em 1978 contra o Fluminense no Maracanã e a melhor classificação de um clube amazonense na Primeira Divisão com o 24º lugar geral de 1977.

Depois de regredir nos anos 90, quando virou “saco de pancadas” no futebol local, o que ocasionou idas e vindas em seu futebol, o Fast Clube voltou aos gramados em 2006, através do município de Itacoatiara e alcançou a redenção. Desde então já são dois vice-campeonatos, duas participações em Série C e duas participações na Copa do Brasil – será um dos representantes do Estado na edição de 2008.

Para o seu retorno ao futebol, um grupo foi reunido a partir de novembro de 2005, em preparativos para o Estadual 2006. Grande parte desses jogadores permanecem no elenco para a Série C 2007.

O treinador é Aderbal Lana, com passagens em Manaus por Nacional, Rio Negro e São Raimundo Tricampeão da Copa Norte (1998/199/2000). O time viajou escalado com Labilá; Lima, Ney Júnior, Leírson e Rodrigo Ítalo; Ronimar, Rondinelle, Michel e Fininho; Bazinho e Delmo. Completam a delegação os joadores Nilson, Valtinho, Samir, Ricardo, Leandro Silva, Kitó e Fábio. Alguns reforços contratados para a Série C não viajaram, pois estão aprimorando a forma física, como o atacante colombiano Diego Serna e o meia Wellington Dias e o goleiro Flávio Mendes.

Confira um breve histórico dos jogadores que compõe a delegação fastiana.

Labilá, goleiro, está no Fast Clube desde o seu retorno ao futebol, em 2006. Na verdade, começou seus trabalhos em Itacoatiara em novembro de 2005, visando a temporada 2006. Antes, havia disputado a Série C 2005 pelo São Raimundo, de Santarém, tendo jogado no Vivaldo Lima contra o Nacional e deixado boa impressão.

Lima, lateral-direito, contratado junto ao Itaituba (MG) para o Segundo Turno do Estadual/AM, foi o primeiro jogador a ter o contrato renovado depois do Vice-Campeonato 2007. Jogou ainda por Sport (PE), Gama (DF) e Londrina (PR).

Ney Júnior, zagueiro, velho conhecido dos clubes amazonenses, com passagem por São Raimundo e Nacional, Sul América e Rio Negro. Está no Fast Clube desde novembro de 2005.

Leírson, zagueiro, Prata-da-Casa e também integrante do grupo que está no Fast Clube desde novembro de 2005. Também conhecido por seu apelido “Baleia”, o que lhe valeu matéria em rede nacional (Globo Esporte), por ocasião da partida entre Vasco da Gama 6x0 Fast Clube, válido pela Copa do Brasil 2007. Fizeram uma relação baleia x peixe (Romário).

Rodrigo Ítalo, lateral-esquerdo, se destacou no Volta Redonda (RJ) vice-campeão estadual de 2006. Já defendeu o Fast Clube na Série C 2006 e agrada bastante ao treinador Aderbal Lana.

Rondineli, volante, ex-Canedense (GO). Atuou ainda por Ríver (PI), Flamengo (PI), Remo (PA), Cearé (CE) e Chapecoense (SC), dentre outros clubes.

Ronimar, volante, é outro que está no projeto Fast-Itacoatiara desde o início (novembro de 2005). Jogou por quase todos os times profissionais do Estado e carrega em seu currículo um Jogo Treino no Vivaldo Lima no time reserva da Seleção Pré-Olímpica em 1996 contra Juninho Paulista, Roberto Carlos, Zé Elias, Dida, Aldair, Rivaldo, Sávio e Luizão. Na época tinha 18 e atuava pelo Rio Negro, sendo chamado por Zagallo para completar o time reserva, que tinha apenas 7 jogadores.

Michel, meia, extremamente habilidoso, foi Campeão Amazonense de 2005 com o Grêmio Coariense e está no grupo que trouxe o Fast Clube de volta ao futebol. Enfrenta, porém, um grande desafio nesta Série C: deixar de ser apenas uma promessa e se firmar como grande jogador.

Fininho, meia e ala-esquerda, contratado junto ao Princesa (AM); Versátil, no time de Manacapuru se destacou principalmente em razão de sua importância tática para o time. Escalado sempre como ala-esquerda, sempre atuou com liberdade na criação e armação de jogadas, visto que originalmente é meia esquerda.

Bazinho atacante, bastante rodada pelo futebol do Norte, com passagens por São Raimundo (Campeão Amazonense de 2004), Grêmio Coariense (Campeão de 2005), Rio Branco (AC) e clubes de Roraima. Artilheiro do Estadual em 2005 (13 gols) e do Fast Clube em 2006 (8 gols).

Delmo, atacante, ídolo da torcida amazonense, com passagens vitoriosas por Rio Negro, Nacional e São Raimundo, desde 1996. Aos 34 anos enfrenta, desde a Série B 2006, problemas com um joelho operado que não lhe dá o melhor condicionamento físico. Artilheiro dos Campeonatos Amazonenses de 2004 (24 gols) e 2006 (13 gols), fez 6 esse ano pelo Fast Clube.

Os reservas:

Nilson, goleiro. É de Urucurituba e está no Fast Clube desde novembro de 2005, descoberto em uma “peneira” em Itacoatiara.

Valtinho, lateral-direito e volante, contratado junto ao Princesa (AM) ao final do Regional. Polivante, atua como lateral-direito e volante com a mesma regularidade, e ainda disputou uma partida no Estadual como zagueiro.

Samir, zagueiro, bastante rodada pelo interior paulista por clubes como Rio Branco de Americana e América de São José do Rio Preto, uma de suas últimas passagens foi pelo Botafogo de Ribeirão Preto.

Ricardo, zagueiro, se destacou no Volta Redonda (RJ) vice-campeão estadual de 2006. Já defendeu a Seleção Brasileira Sub-17 e Sub-20. Jogou pelo Fast Clube a Série C 2006.

Leandro Silva, meia, rodado no futebol mineiro, onde defendeu Ipatinga, América, Tupi e Fabril.

Kitó, meia-atacante, também habilidoso, esse interiorano de Urucurituba se profissionalizou no futebol com o retorno do Fast Clube, em novembro de 2005. Versátil, além de meia ou atacante (quase como um autêntico ponta-direita), é muito utilizado por Aderbal Lana como ala-direita, quando o time precisa de ofensividade.

Fábio, atacante, Prata-da-Casa, é um atacante voluntarioso, que sempre dá conta do recado. Disputou poucas partidas, mas quase sempre deixa sua marca.

Outros destaques do elenco:

Flávio Mendes, goleiro. Durante 4 anos (2003 a 2006) foi titular do São Raimundo no Campeonato Amazonense e na Série C. Saiu do time após o rebaixamento e estava no Mineiro (GO). Chega para fazer frente ao intocável Labilá.

Wellington Dias, meia, 29 anos. Grande contratação do Fast Clube para a Série C. Vice-Campeão da Copa do Brasil 2002, Campeão da Série C 2003 e da Série B 2004, sempre pelo Brasiliense, teve a carreira prejudicada por uma fratura em 2004. Na volta não conseguiu mais o brilho anterior, passando por Atlético, Grêmio Inhumense, Caldas e Crac, todos de Goiás. Iria disputar a Série C pelo Guará (DF) mas resolveu aceitar a proposta do Fast Clube.

Diego Serna, atacante, colombiano de 33 anos e 182 gols marcados, quase todos na Liga de Futebol Norte-Americana, onde foi parceiro de ataque de Romário no Miami, marcando 16 gols pelo clube na Liga MSL. Profissionalizou-se em 1995 no Desportivo Tulua, passando depois por Independente de Medellín. Seguiu para os Estados Unidos, onde defendeu Miami Fushion (EUA), MetroStar, New England e Los Angeles Galax. Passou ainda por Desportivo Quindio, Once Caldas, Colorado Rapids e Macará.

(TM)

Nenhum comentário: