quarta-feira, 7 de abril de 2010

COPA DE 2014: Manaus pode ficar fora do Mundial

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

Se for confirmada a suspensão da demolição do estádio Vivaldo Lima pela Justiça Federal, isso pode significar também o fim de qualquer pretensão da cidade de Manaus de sediar os jogos da Copa das Confederações da FIFA e a cidade fica ameaçada de não fazer parte das 12 sedes da Copa Mundial da FIFA, Brasil’2014.

A situação é delicada e preocupante, pois nesse momento em que todas as cidades receberam o chamado “cartão amarelo” pelo Governo Federal, Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e FIFA, não há mais tempo para adequar qualquer projeto para uma readaptação do Vivaldão aos moldes internacionais e principalmente ao caderno de encargos do mundial.

É claro que o estádio Vivaldo Lima tem uma história de 40 anos de muitas glórias e conquistas.

De repente colocar tudo abaixo numa demolição é um fato que deixa a todos os amantes do futebol tristes por conta do valor esportivo que a praça tem aos amazonenses.

Fica a impressão que o Estado vai perder um filho querido, mas que precisa ser substituído por outro melhor qualificado.

Mas tudo isso, deveria ser debatido com antecedência. E não agora, pois não tem mais tempo disponível para mudar o projeto. Se pensar que a Copa do Mundo, será em 2014 não é verdade e sim ela é pra ontem.

Como disse o secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke, recentemente na África do Sul, “O Brasil não pode perder tempo. Cada dia que puder ganhar na construção dos estádios será valioso. Há muito trabalho a fazer e a data final de 2012 é amanhã" - advertiu.

Ele quis dizer que as cidades devem entregar os locais de jogos até o dia 31 de dezembro de 2012, caso desejam sediar a Copa das Confederações.

A maior competição esportiva do mundo, seria disputada com 8 cidades sedes, mas atendendo a um pedido do Comitê Organizador Local (COL), foi acrescida para mais 4.

Já comentei anteriormente e repito que o Comitê Executivo da FIFA, será implacável na hora de eliminar uma cidade que não cumprir todos os prazos estabelecidos rigorosamente a partir de agora.

Nesse momento deve haver uma reflexão muito profunda, pois está em jogo não apenas a demolição do Vivaldão, mas principalmente a oportunidade única, histórica e inédita de Manaus sediar as partidas oficiais de uma Copa do Mundo.

A discussão entre todos que fazem parte deste contexto é importante e chegar a um consenso em prol da nossa capital é necessário.

O nosso querido Vivaldo Lima não desaparecerá e sim vai adormecer num sono profundo em benefício de uma causa chamada Copa do Mundo. A memória do Colosso do Norte nunca ficará esquecida pelos torcedores e a sociedade amazonense, pelo contrário sempre fará parte do futebol amazonense aos longos de 40 anos vividos dentro e fora de seus arredores.

O gigante do Norte cederá lugar a futura Arena Multiuso da Amazônia, que tem um projeto moderno, audacioso e que atenderá não somente o futebol, mas qualquer evento mundial que seja realizado em Manaus.

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

Imagem: Reprodução Vivaldo Lima

7 comentários:

ALDINHO MARIO disse...

ESSES SÀO OS parlamentares representantes do povo. Pelo que tudo rege, não só Manaus, mas Natal também. VER PARA CRER

Mariozinho de Freitas RO disse...

Será que alguns representantes do povo nunca ouviram falar em planejamento?

É a conclusão que tiramos quando vimos algo, tão monstruoso, como este que acontece em Manaus.

Anônimo disse...

a verdade é que depois que o Eduardo Braga deixo o cargo de governador, seus aliados mudaram de opinião, agora todos estão criticando o projeto para demolir o Vivaldão. Isso é uma palhaçada, cada o planejamento?

Patricio DF disse...

Manda esse pessoal, chamado de representante do POVO, trabalhar. Procurar o que fazer, ao ivés de esta querendo atrapalhar que a cidade seja favorecida pelo LEGADO que um Mundial tráz. Vão fazer projeto de lei pra favorecer nossas capitais, seus trapalhões!!!!!

Patricio DF disse...

Manda esse pessoal, chamado de representante do POVO, trabalhar. Procurar o que fazer, ao ivés de esta querendo atrapalhar que a cidade seja favorecida pelo LEGADO que um Mundial tráz. Vão fazer projeto de lei pra favorecer nossas capitais, seus trapalhões!!!!!

Anônimo disse...

Isso é uma injustiça.
Eu sou a favor da demolição do Vivaldão. Poxa...
Manaus não vai ficar de fora. Ah, não vai mesmo.

Anônimo disse...

MANAUS NÃO TEM CÚ PRA SEDIAR UMA COPA DO MUNDO O PARÁ JÁ TEM ESTÁDIO PRONTO E ESTRUTURAS ESSA MERDA DESSE MANAUS
DEVE SER ELIMINADO DAS SELEÇÕES E ESCOLHIDO O PARÁ,AÍ NÃO TEM NEM ESTÁDIO BOM QUE PRESTE ,A NÃO SER QUE A COPA DEVA SER REALIZADA BOIBODROMO
ONDE A GENTALHA DE MANAUS FAZ A FESTA
ÍNDIOS HAHAHAHAH SÓ QUERO VER A PALHAÇADA DA COPA.