quarta-feira, 31 de março de 2010

VIOLÊNCIA: Deputado cria projeto de Lei para coibi-la no futebol

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

Cinco títulos mundiais, o único país a participar de todas as Copas do Mundo, além das inúmeras conquistas do futebol brasileiro na história.

As grandes conquistas do futebol brasileiro poderiam ser motivos de muita alegria, satisfação e respeito, mas a violência é um adversário perigoso e que não perdoa.

O deputado federal Ratinho Junior (PSC/PR), filho do famoso apresentador de TV, Carlos Roberto Massa, o Ratinho, apresentou na Câmara Federal o Projeto de Lei 6569/09 para tornar obrigatória a torcida única em jogos de futebol e que tem medidas para impedir a violência nos estádios brasileiros.

A meta é punir as entidades que desrespeitem a determinação com perda de mando de campo pelo tempo mínimo de seis meses.

Mas o jovem político não parou por aí e não satisfeito criou o Projeto de Lei nº 6908, de 2010 que acrescenta um dispositivo à Lei nº 10.671, de 15 de maio de 2003, sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor.

A proposta é que no momento da compra de ingressos, o cadastramento seja feito com foto e apresentação de documentos e comprovantes de endereço, identificação biométrica e a gravação de imagens com monitoramento de todas as ações de torcedores e freqüentadores de estádios.

A preocupação de Ratinho Júnior foi por conta dos incidentes ocorridos na partida entre Coritiba e Fluminense, pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2009.

O deputado Ratinho Júnior se inspirou também nas medidas tomadas no futebol argentino de coibir com a violência de torcedores nos estádios de futebol.

Segundo a matéria veiculada no site http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,torcida-visitante-nao-pode-entrar-na-segundona-argentina,326107,0.htm a torcida visitante não tem vez. Pelo menos, nos jogos da Segunda e da Terceira Divisões na Argentina.

Com exclusividade ao PANORAMA ESPORTE TV BRASIL, o deputado federal Ratinho Júnior (PSC/PR), respondeu algumas perguntas para esclarecer sobre seu Projeto de Lei que visa diminuir e acabar com a violência nos estádios e outras praças esportivas pelo Brasil.

1. Em sua opinião a proposta sendo aprovada vai diminuir consideravelmente o índice de violência nos estádios e outras praças esportivas de qualquer modalidade?

Ratinho Junior - Sim. Com certeza porque não é novidade. A sua eficácia já foram comprovadas no país vizinho, na Argentina. Com essas mesmas medidas, a violência diminuiu consideravelmente. O mesmo queremos para Curitiba, Paraná, para o país. Chega de violência, vandalismo e até mortes.

2. O Senhor já pensou na reação das equipes visitantes se no caso a proposta ser aprovada em não poder comparecer nos estádios?

Ratinho Junior - Sim. Qual é o problema? As pessoas decentes preferem a paz, lutam pelo bem e pela vida. Ninguém em sã consciência irá reclamar.

3. Com a aprovação da proposta os clubes que seriam os visitantes não teriam uma perda financeira, principalmente se forem equipes com pouca expressão futebolística?

Ratinho Junior - Não. Basta ver o exemplo infeliz dado pelo Coritiba, na capital do Paraná. O Clube obteve ganhos ou obteve perdas financeiras imensas? Além, é claro, das perdas humanas e morais.

4. O Senhor já pensou em fazer uma pesquisa com os clubes do futebol brasileiro para saber qual o pensamento destas entidades?

Ratinho Junior - Tenho certeza de que todo dirigente esportivo luta pelo benefício de seus associados, de seu Clube e de toda a Nação desportista. Nenhuma pessoa em juízo perfeito prefere a guerra à paz. Todas

Quem é Ratinho Júnior

Nascido a 19 de abril de 1981, em Jandaia do Sul, Região Norte do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, mais conhecido por Ratinho Junior. Filho de dona Solange e do famoso apresentador, Carlos Roberto Massa, o Ratinho.

Formou-se em Marketing e Propaganda, pela Faculdade Internacional de Curitiba, Facinter, em 2004. Foi empresário, diretor de empresas e comunicador, profissão que ainda abraça.

Em janeiro deste ano, o deputado federal Ratinho Junior (PSC/PR) foi apontado como o parlamentar que mais apresentou propostas, na Câmara Federal, desde 2007. Ele é o recordista entre os novatos, já apresentou 284 proposições e foi relator de outras 60.

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

Imagem: Reprodução

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom essa matéria.

Marcos Pires disse...

Seria muito melhor se esse projeto desse certo. Mas pelo jeito vai ser mais um sem cumprimento.