sexta-feira, 26 de março de 2010

CRAQUES DA BOLA: Celeiro precisa de ajuda

DE SÃO PAULO: Antônio Boaventura / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

Os grandes clubes do interior paulista estão perdendo a capacidade e condições de continuar revelando craques para o futebol nacional e mundial, bem como a de fazer á alegria da população "caipira", que aguarda a cada rodada com ansiedade o jogo do time de sua cidade para fazer festa.

Depois de destacar os bons momentos da dupla campineira, Guarani e Ponte Preta, com suas conquistas e os atletas que vestiram suas camisas e se destacaram em grandes clubes, destaco neste espaço outro grande momento da história do futebol interiorano.

Após a conquista do Campeonato Brasileiro de 1978 pelo Bugre, de Campinas, o ano de 1986 foi muito importante para o futebol “caipira” e curiosamente teve novamente a presença do Palmeiras.
Neste ano, a Associação Atlética Internacional, da cidade de Limeira, fez barba e cabelo no Campeonato Paulista.
Venceu o Torneio Inicio, promovida pela “Gazeta Esportiva”, e surpreendeu ao chegar á grande decisão do Paulistão contra o Alviverde de Parque Antarctica.

A decisão foi disputada em dois jogos no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi.
No primeiro jogo empate sem gols, no segundo uma vitória por 2 a 1, da Inter calou o Morumbi, Resultado que valeu o inédito título para o Leão de Limeira, além do artilheiro da competição, Kita com 24 gols.

Do céu ao inferno, este é o panorama atual da Inter. Primeira equipe do Interior á conquistar o título regional e disputar o Brasileirão da Série A não foram suficientes para manter esta agremiação entre os gigantes do futebol nacional.

Atualmente o Leão amarga a dura realidade de disputar o Campeonato Paulista de Segunda Divisão, após o rebaixamento nesta temporada na Série A3.
Vizinho da cidade de Limeira, o União São João, da cidade de Araras, também enfrenta sérias dificuldades. A Ararinha esteve por algumas temporadas entre os grandes clubes do país. O União foi reconhecido pela sua capacidade em revelar grandes jogadores.

De Araras para o Mundo saíram grandes atletas e entre eles estão os laterais Roberto Carlos, campeão da Copa do Mundo com a Seleção em 2002 e Léo, campeão brasileiro com o Santos no mesmo ano, além do meia Vágner, com passagens por São Paulo e Celta de Vigo e do volante Fabrício, campeão no Corinthians de Carlos Alberto Parreira, atualmente no Cruzeiro.

Sem apoio para se manterem fortes nas respectivas disputas, o tradicional futebol "caipira" está perdendo sua originalidade e força, que lhe é peculiar para surpreender os "grandes" clubes do país, além de revelar craques para o Brasil e o mundo.

FONTE/AUTOR: Antônio Boaventura é jornalista, dono so site clube do esporteweb e acompanha os grandes clubes do interior paulista.

Nenhum comentário: