quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

COPA DE 2014: secretário da FIFA faz alerta


DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

O tempo vai passando e a Copa Mundial da FIFA, Brasil’2014 está batendo as portas.

Parece um exagero, mas pra um país que se prontificou a sediar o mundial o trabalho é monstruoso pra atender as exigências da FIFA.

A preocupação não é apenas do Comitê Organizador Local (COL) da Copa 2014, mas principalmente da Federação Internacional que quer evitar os contratempos que ocorrem na África do Sul 2010.

Isso ficou evidente na declaração do secretário geral da FIFA, Jerome Valcke, numa coletiva na África do Sul, ao dizer que "O Brasil não pode perder tempo. Cada dia que puder ganhar na construção dos estádios será valioso. Há muito trabalho a fazer e a data final de (31 de dezembro de) 2012 é amanhã", citou.

O assunto do momento é África do Sul, mas o dirigente já mostra uma preocupação sobre os preparativos da Copa 2014.

Em miúdos

Vamos analisar da seguinte maneira: Em 2006 a Copa do Mundo foi na Alemanha, e realizada na Europa, portanto num dos países mais ricos do mundo e que faz parte da Comunidade Européia.

Segundo o site www.bundesliga.com.br, o lucro da Alemanha foi de 56,5 milhões de euros (R$ 164 milhões).

Já o site http://www.necnet.net/artigo.php?id_artigo=22822&item=0, informou que aproximadamente 3 milhões de torcedores assistiram aos jogos, onde os visitantes gastaram no mundial 3 bilhões de euros em ingressos.

Na África do Sul 2010, esses números serão muito menores em relação à Copa de 2006. A preocupação da FIFA é que o Brasil não seja uma versão atualizada de problemas em relação aos africanos, porque se não, será um atropelo atrás do outro na organização da competição.

Morumbi virou piada

Na mesma coletiva, foi perguntado ao secretário geral da FIFA, Jerome Valcke, sobre a situação do Morumbi.

Ele se irritou, pois já disse várias vezes que o estádio do São Paulo tem que melhorar muito para receber a abertura e uma das semifinais.

Parece perseguição, mas o assunto Morumbi, já virou piada de esquina, onde ficou claro uma pressão nos bastidores pelos paulistas em empurrar goela abaixo um estádio que a única solução seria demolir e construir outro moderno.

Essa sim é a solução - quebra tudo e ergue uma praça nova e moderna como tem que ser feito.

FOTO: Reproducão.

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

Um comentário:

Chavier Mendes disse...

Pouco ainda foi feito, no Brasil, para receber o Mundial de 2014. Deixamos sempre tudo pra cima da hora. Rio de Janeiro e São Paulo são prova da morosidade nas obras!