quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

NA GLOBO: Aderbal Lana fala sobre o futebol amazonense


DE MANAUS: Especial para o panorama Esporte TV Brasil.
.
O técnico Aderbal Domingos Lana, de 61 anos, concedeu entrevista exclusiva ao Programa Globo Esportivo, da Rádio Globo Manaus (AM 1440 kHz), na tarde desta quarta-feira, 07.
.
Durante o diálogo, o treinador foi taxativo em afirmar que, em grau comparativo, o futebol do Amazonas piorou em alguns aspectos.
.
“O São Raimundo levou, em momentos bons, 55 mil torcedores ao estádio. Um exemplo disso foi quando atuou diante do Fluminense (RJ), do São Paulo (SP) e quando participou pela primeira vez de uma competição internacional que foi a Copa Conmebol. Se olharmos por este prisma, evidentemente que o futebol do Amazonas piorou. Mas o futebol é momento. E tudo na vida se recupera e renasce”, disse.
.
Lana declarou que o futebol Amazonense tem possibilidade de melhorar, mas para isso, é preciso investir na base e arrumar o calendário futebolístico para beneficiar os clubes.
.
“Nosso futebol continua sendo amador. Mas é preciso organização por parte dos gestores locais. Se isso acontecer, os investimentos, para o meio, irão aparecer. E para os próximos dois anos, o São Raimundo, o Nacional, Rio Negro ou o próprio Holanda, possam sair da Série D para uma Série C”, frisou.
.
Futuro no Meio
Sobre as especulações de que poderia assinar contrato com algum clube do Amazonas, Lana foi enfático.
.
“Eu não tive proposta ou conversar com nenhum dirigente local. Aliás, quase nunca sair de casa para negociar algo. Tudo que se comenta é especulação. Nada definido. Hoje, estou viajando para Goiânia justamente para ver o que vou fazer neste ano”, explicou.
.
Permanência no Futebol
Questionado se, com a idade que têm, já estaria pensando em abandonar os gramados, Aderbal disse: “não! Quem está dentro do futebol nunca pode pensar em pendurar “as chuteiras”, pois o futebol lhe prega várias surpresas. Você analisa pelos acontecimentos que vieram dentro dos anos que passaram. Eu sou um cara sadio. Não tenho nenhum problema de ordem Médica. Acho que tenho idade pra trabalhar bastante e, ainda, não penso em parar,”.
.
Futebol do Amazonas
Entre os assuntos abordados com o treinador Aderbal Lana, dois assuntos mereceram destaques. O primeiro foi nosso, á tempo atrás, brilhoso futebol.
.
“Quando eu comecei aqui no Amazonas em 1985, praticamente iniciando minha carreira, nos campos, como treinador, passei por uma nacional que tinha China, Murica, Galvão, Merica, Edu, Carlos Alberto, além da ascensão do Freitas, você fica a lembrar. Mas na época você não tinha também um local para treinamento. 20 anos depois olhamos para frente e pouca coisa mudou. Merecíamos uma melhor estrutura para formarmos bons profissionais. O futebol está um pouco estagnado”, destacou.
.
Copa São Paulo de Juniores
“Não gosto desta competição. Não é um futebol que se busca revelar jogadores para os clubes brasileiros. Você olha para arquibancada e praticamente não vê ninguém no campo. Só o que vemos são empresários do futebol com olho no contrato do garoto para ganhar dinheiro. Eles levam os meninos para o exterior. Enquanto isso, a cada dia, nosso futebol fica carente de ídolos”, finalizou entristecido.
.
O técnico Aderbal Lana viaja à meia noite desta quarta-feira, 07, para Goiânia, em Goiás, para definir seu futuro.
.
FONTE/AUTOR: Adeilson Albuquerque

Nenhum comentário: