terça-feira, 28 de outubro de 2008

FÓRMULA 1: eis as grandes viradas.

DE REDAÇÃO SÃO PAULO: Especial Panorama Brasil com Yahoo.
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Veja, por meio do PANORAMA BRASIL, o túnel do tempo que traz com exclusividade uma relação das 5 grandes viradas da história da F-1, fato que atualmente o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, tenta fazer para garantir seu primeiro título.
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O PANORAMA BRASIL E O Yahoo apresentam quais foram os grandes escolhidos.
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1988 - Neste mundial aconteceu um dos vários capítulos da eterna briga Prost-Senna.
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Na última temporada da era turbo, o brasileiro fazia seu primeiro ano na McLaren tendo como companheiro o francês bicampeão do mundo.
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O sistema de pontuação era um pouco diferente do atual: era usada uma fórmula de descarte, em que apenas os 11 melhores resultados eram computados para o título.
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Mesmo com a vitória do francês na última corrida da temporada em Adelaide, na Austrália, com Senna logo atrás, o título ficou com o brasileiro, o primeiro dele na F-1. Prost somou 105 pontos, mas apenas 87 válidos para a disputa do título.
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Já o brasileiro marcou 94 pontos, sendo 90 válidos. Ayrton Senna foi o segundo piloto da história da F-1 a ser campeão tendo marcado menos pontos do que um adversário, se igualando ao britânico John Sutress, campeão em 1964.
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1976 - Esta temporada ficou marcada pelo gravíssimo acidente do austríaco Niki Lauda, da Ferrari, no GP da Alemanha.
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Mesmo após ter sofrido graves queimaduras, o piloto voltou a competir 3 provas depois, na corrida da Itália, e levou a briga pelo título até o último circuito, no Japão, com três pontos à frente do vice-líder James Hunt.
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No entanto, realmente não era para ser o ano de Lauda. Antes da largada, ao ver que a pista estava muito molhada e havia uma espessa neblina, o austríaco deu duas voltas e parou o carro, alegando estar com medo de sofrer outro acidente. Lauda teve que ouvir alegações de que era "covarde" de muitos companheiros da categoria.
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James Hunt foi disputar a prova, terminou em terceiro lugar com sua McLaren, e sagrou-se campeão de F-1 pela primeira e única vez na carreira com um ponto de vantagem sobre Lauda.
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1993 - Apesar de não ter sido uma disputa acirrada pelo título, a última corrida, na Austrália, ficará marcada para os brasileiros como a grande despedida de Ayrton Senna.
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Na sua despedida da McLaren, o piloto cravou a pole position e liderou praticamente de ponta-a-ponta a corrida, deixando Alain Prost, já com o tetra garantido, na segunda posição. A vitória na Austrália foi a última vez que Ayrton Senna pontuou na F-1 antes de morrer no GP de San Marino, em 1994.
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O jornalista Lemyr Martins, que acaba de publicar um livro contando uma coletânea de histórias durante sua trajetória na F-1, revela que Senna tinha feito uma aposta com John Ramirez, diretor-técnico da McLaren que o acompanhou por boa parte de sua carreira na F-1: se ele ganhasse a última corrida, tomaria um litro de whisky. Lemyr brinca que "Senna ficava mal só com o bafo de um bêbado".
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1981 - Para o GP de Las Vegas, nos EUA, que era o último da temporada, três pilotos ainda estavam na briga pelo título: o argentino Carlos Reutemann (49 pontos), o francês Jacques Laffite (43) e o brasileiro Nelson Piquet (48); e tudo conspirava contra o brasileiro.
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A pista travada não fazia o seu estilo e o piloto da Brabham chegou até a vomitar dentro do carro, como revela Edgard Filho após conversar com os mecânicos da equipe na época. Em um esforço sobre-humano, Piquet conseguiu abocanhar a quinta posição, marcando dois pontos. Logo atrás, Laffite chegou com a Ligier. O até então líder Reutemann terminou com a Williams na oitava posição, sem marcar pontos, e viu o caneco escapar entre os dedos para Nelson Piquet. Este foi o primeiro dos três títulos do brasileiro na F-1.
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2007 - O mundial deste ano ficou marcado na cabeça de muitos fãs e especialistas de F-1, sem falar nos pilotos. O britânico Lewis Hamilton, em seu ano de estréia na F-1, chegou ao GP do Brasil, último da temporada, com 4 pontos de vantagem para seu companheiro de McLaren, o bicampeão mundial Fernando Alonso.
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7 pontos atrás de Hamilton, o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, já não tinha muitas ambições de levar o título... mas após a largada as coisas mudaram de figura.
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O líder do Mundial, que largou na segunda posição ao lado de Felipe Massa, logo rodou devido a problemas no câmbio e caiu para a última posição.
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Raikkonen, que havia saído em quarto ao lado de Alonso, pulou para o segundo lugar, seguido pelo espanhol. Mesmo com se recuperando durante a prova, Hamilton ficou apenas com a sétima posição.
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Já Raikkonen ultrapassou Massa após a parada nos boxes e, com Alonso ainda na mesma posição, o finlandês conquistou seu primeiro título na carreira por um ponto. O narrador e apresentador Edgard Mello Filho, da RaceTV, conta que "Raikkonen veio ao Brasil tomar umas cachaças e saiu campeão", brincando com o notório gosto do piloto por álcool.
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Para o GP do Brasil do próximo domingo, Edgard Mello Filho e Lemyr Martins afirmam que estão na torcida por Felipe Massa, mas Edgard pede mais paciência para com os pilotos brasileiros na F-1: "Massa tem sido um leão, muito combativo.
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Mas nos acostumamos a cobrar demais e pensar que todos são Senna". Já Lemyr prefere lembrar uma frase do pentacampeão argentino de F-1 Juan Manuel Fangio: "Ganhar na F-1 é correr na frente o mais devagar possível".
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O GP do Brasil, último da temporada 2008 e decisivo para a definição do título entre Hamilton e Massa, será disputado nos dias 1 (treinos livres), 2 (treino classificatório) e 3 (corrida) no circuito de Interlagos, em São Paulo.
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FONTE: Yahoo! Notícias: www.yahoo.com.br

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