sexta-feira, 17 de outubro de 2008

FUTEBOL: Dinamite brilha no futebol da Macedônia


DE MANAUS: Correspondente do Panorama acompanhando Futebol Nacional.
.
Há pouco mais de 10 meses no time do EF.K Vardar da capital Skopje da primeira divisão do futebol da Macedônia (antiga Iugoslávia), o meia-atacante amazonense, Roberto Dinamite, faz sucesso no futebol Europeu.
.
Seu clube é considerado o mais tradicional e de maior torcida no país.
.
Atualmente o Vardar lidera o campeonato da Macedônia com 18 pontos e Dinamite é o goleador da competição, com 11 gols marcados.

Roberto Dinamite leva o nome do maior ídolo do Vasco da Gama/RJ e, parece que o apelido de goleador caiu bem com sua fama de goleador.
.
Pouco aproveitado e valorizado nas equipes do futebol amazonense, Dinamite, encontrou sua grande oportunidade no gelado futebol da antiga República da Iugoslávia e teve que superar no início com a adaptação de uma nova cultura futebolística.

“Senti um pouco, até porque é um futebol Europeu, sendo então corrido e muito pegado. Aos poucos fui me adaptando e hoje estou bem entrosado com o futebol daqui”, disse. Mas o atleta teve ainda outros problemas para superar. “Agora o meu maior problema no inicio foi à língua e o fuso horário”, completou.

Em Manaus, Roberto Dinamite, iniciou na equipe infantil de futsal da Tuna Luso/AM.
.
Fora de Manaus, Dinamite chegou a jogar nas categorias básicas do Cruzeiro/MG, Grêmio/RS, Internacional/SP e XV Piracicaba/SP. Roberto se profissionalizou no São Raimundo/AM em 2003.
.
O atleta atuou no Atlético Rio Negro Clube e Nacional/AM, sendo este seu último clube em Manaus no início deste ano.

Para o atleta, o fato de estar atuando no futebol Europeu já é um privilégio de mostrar o seu potencial num mercado que pode abrir muitas portas no futebol mundial.
.
“Sobre essa questão de valorização eu acho que to no centro do futebol europeu, ou seja, na Macedônia está próxima da Alemanha, Grécia, Bulgária e outros países que podem ver meu futebol”, comentou.

Para o jogador amazonense, a oportunidade de conhecer outra cultura, o intercâmbio futebolístico, a realidade de saber como é organizado o esporte no Continente Europeu é algo único na sua vida como profissional.
.
“Considero aqui como um modelo de organização e estrutura, pois é o sonho de todo jogador vir prá cá. Hoje graças a Deus eu estou aqui e vejo o quanto é bom poder trabalhar. É algo totalmente diferente do futebol brasileiro”, ratificou.

Para chegar ao título da atual temporada, a equipe de Roberto Dinamite, ainda terá mais 5 jogos pelo campeonato.
.
No próximo sábado, dia 18 de outubro, a equipe do EF.K Vardar tem um compromisso difícil pela frente, ou seja, encara o Rabotinik, no maior clássico do país.
.
A vitória será um passo importante para o título e Roberto é a grande esperança de gols do time.
.
PAULO ROGÉRIO / Especial para o PANORAMA BRASIL.

Um comentário:

Unknown disse...

Esse cara tem Tudo pra ser um Fera do Futebol EUROPEU Joga MUUUUUITO!!!