terça-feira, 14 de outubro de 2008

AMAZÔNIA: disciplina poderá ser obrigatória em todas as escolas do Brasil.


DE MANAUS: Correspondente do Panorama.
.
Uma proposta de projeto de lei que inclui no currículo de ensino fundamental e médio a obrigatoriedade de estudos sobre a região amazônica foi apresentada, na manhã desta segunda-feira, 13, pelo senador Jefferson Praia (PDT/AM), no Senado.
.
“Eu pretendo introduzir no dia a dia escolar uma parte do Brasil com imenso patrimônio cultural e que muitos desconhecem”, disse o Senador.
.
Jefferson Praia afirmou que outro objetivo da proposta é chamar a atenção para o fato de que a Amazônia ainda é uma região distante da realidade brasileira, embora imensa geograficamente e muito rica em vários aspectos.
.
“É por isso que eu quero a inclusão da Amazônia com ênfase no aprendizado dos estudantes brasileiros. Quando o projeto for aprovado, o paulista e o fluminense, o gaúcho e o potiguar, o paraense e o acreano, os nordestinos, todos, enfim, teriam como conteúdo curricular o estudo intensivo da região amazônica', salientou Praia.
.
Ele explicou que o parágrafo 1º do artigo 26 da Lei 9.394/96, que fixa as bases da educação nacional, oferece as diretrizes gerais curriculares para o ensino público e privado no país e descreve em poucas palavras o núcleo comum de conteúdos obrigatórios: português, matemática, ciências e, em lugar de geografia e história, a 'realidade social e política, especialmente do Brasil'.
.
Se aprovada a proposta de Jefferson Praia, o parágrafo 1º do artigo 26 ficará da seguinte forma: 'Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil e da Amazônia'.
.
“Os brasileiros devem ter a obrigação de conhecer o Brasil. A Amazônia é Brasil e não pode deixar de ser discutida por todos”, finalizou.
.
Adeilson Albuquerque / Especial para o Panorama Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem, eu sou estudante de Ensino Médio e no meu colégio, aqui no Rio de Janeiro, desde o segundo ano os professores de Geografia veem introduzindo o conhecimento sobre a Amazônia. Eu acho, a legalização desse ensino muito bom, porque esse território é nosso! Apesar de muitos dizerem o contrário devido as questões políticas.