sexta-feira, 29 de agosto de 2008

INÉDITO: primeiros indígenas do Amazonas recebem graduação neste sábado.


DE MANAUS: Correspondente do Panorama.
.
Uma turma de indígenas da etnia sateré-maué será a primeira a receber certificado de ensino superior no Amazonas.
.
O grupo, formado por 42 indígenas, receberá os diplomas neste sábado (30) em um dos Núcleos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) do Município de Maués (distante 260 km de Manaus).
.
O município passará a ser, o primeiro do Amazonas a formar, na universidade, uma turma de indígenas da etnia sateré-maué.
.
- É um orgulho para nós que estamos empenhados para a graduação deles. Todos passaram quatro anos neste curso de licenciatura. Após a formatura, iremos providenciar o curso de pós-graduação que eles já estão exigindo-, disse o Secretário de Educação do Município, João Libânio Cavalcante.
.
Os 42 formandos que recebem o diploma no sábado são professores, que atuam nas 36 comunidades indígenas de Maués, onde vivem mais de cinco mil pessoas.
.
- Apenas queremos colaborar para a existência da qualificação do ensino nas comunidades indígenas aqui do Município de Maués – ressaltou o prefeito, Miguel Paiva Belexo.
.
O curso do qual os indígenas participaram foi o de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, oferecido pela Prefeitura de Maués, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
.
Adeilson Albuquerque.

Nenhum comentário: