quarta-feira, 20 de agosto de 2008

AEROPORTOS: Amazonas discute com ANAC sobre problemas de falta de infra-estrutura no interior.

DA REDAÇÃO BRASILIA: Especial panorama Esporte TV.
.
Um novo modelo de gestão para os aeroportos localizados no interior do Amazonas e a mobilização de forças estaduais e federais visando à liberação de mais recursos voltados para a solução dos problemas identificados nos aeródromos.
.
Estas foram as principais propostas definidas na reunião presidida na manhã desta quarta-feira (20) pelo diretor de Infra-Estrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Alexandre Barros, e que serão levadas à Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), pelo 3° vice-presidente da Casa, deputado estadual Carlos Alberto Almeida (PMN), que participou do encontro representando a Casa.
.
A reunião foi realizada na sede da Anac, em Brasília, com o objetivo de discutir os problemas relativos à falta de infra-estrutura e segurança nos aeroportos do interior e reuniu secretários e representantes da Infraero, Ministério da Defesa, secretaria de Estado da Infra-Estrutura do Amazonas, Amazonastur, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), Associação Amazonense de Municípios e demais órgãos relacionados ao assunto.
.
O diretor da Anac iniciou o encontro listando várias deficiências detectadas nos aeroportos do interior do Estado como a má conservação das pistas, a proximidade de lixões e falta de sinalização.
.
Um estudo realizado pelo Ministério da Defesa, por meio do Comando Aéreo da Amazônia, está levantando as principais deficiências dos 19 aeroportos amazonenses com problemas.
.
11 já foram alvos de restrições por parte da ANAC e precisariam de recursos na ordem de R$ 50 milhões para as ações emergenciais.
.
A Deputada Federal, Vanessa Graziottin, propôs a união de forças dos parlamentares federais e estaduais no sentido de acompanhar e acelerar a liberação destes recursos junto ao Governo Federal.
.
O modelo de gestão dos aeroportos foi outro ponto problemático tratado na reunião. O diretor da ANAC destacou que os aeroportos atualmente são gerenciados pelas prefeituras que não tem estrutura para mantê-los funcionando.
.
As duas medidas foram definidas como prioritárias no primeiro encontro e voltarão a ser discutidas em uma nova reunião prevista para ser realizada entre o dia 10 e 13 de setembro, em Manaus, na qual todos os presentes garantiram apresentar novas propostas e ações, voltadas para o cumprimento das metas definidas na discussão de hoje.
.
FONTE E FOTOS: Suzana Melo, Ass. Imprensa deputado estadual Carlos Alberto (PMN - AM).

Nenhum comentário: