quinta-feira, 31 de julho de 2008

DE AREA DO INPA: Prefeitura já resgatou 26 árvores.

Especial Panorama Esporte TV.
.
Vinte e seis de um total de 33 árvores de médio e pequeno porte já foram resgatadas intactas do trecho do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) que será afetado pelas obras de construção do complexo viário da Bola do Coroado, no Aleixo (zona Centro-Sul), onde a Prefeitura de Manaus está em fase de conclusão do segundo grande viaduto da cidade.

De acordo com o chefe do Núcleo de Operações da Coordenadoria de Arborização e Paisagismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Sidney Brasil, a operação de transplantio – como é chamada a técnica de resgate de espécies adultas – iniciou na última terça-feira (22) e deve ser concluída até o início da próxima semana.

“A única razão que pode atrasar o trabalho é a incidência de chuvas, que impossibilita o trabalho”, afirma Sidney.
Todas as 33 árvores que estão sendo alvo do processo de transplantio no Inpa são de origem nativa, e têm de um a três metros de altura.

“As espécies catalogadas no local são cumaru, açaí e cocoloba”, diz Sidney, salientando também que outras árvores não registradas no processo de levantamento realizado pela Semma anteriormente no local podem ser também resgatadas da área.

O desafio do transplantio

O Coordenador de Arborização e Paisagismo da Semma, Heitor Liberato Júnior, explica que as operações de transplantio são extremamente delicadas, pois exige grandes aparatos técnicos para efetivar a transferência das árvores.
“Ao ser removida, inevitavelmente a árvore sofre um grande trauma, uma vez que a luminosidade e as próprias condições do ambiente são nocivos às suas raízes, que só estão definitivamente seguras quando estão abaixo do solo”, explica o coordenador.

Para que o processo possa ser efetivado, a árvore transplantada deve ser podada para que haja uma leve queda de seu índice metabólico.
.
Luís Mansueto
Jornalista da Assessoria de Comunicação do INPA-AM.

Nenhum comentário: