quinta-feira, 1 de maio de 2008

AYRTON SENNA: 14 anos sem o admirável das pistas.

DO RIO: Especial para o Panorama.
.
Neste dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, o Brasil lembra-se dos 14 anos da morte de um dos maiores ídolos do esporte nacional, Ayrton Senna. Em 1994, durante o Grande Prêmio de San Marino, o brasileiro escapou com grande velocidade na curva Tamburello e se chocou fortemente contra o muro, acidente que acabou pondo fim a sua carreira vitoriosa no automobilismo.
.
Senna foi campeão de campeonatos brasileiros e sul-americanos de kart, vencendo a Fórmula Ford e logo em seguida faturando os títulos da Fórmula 2000 e Fórmula 3 Inglesa. Tais conquistas renderam-lhe um lugar na categoria máxima do automobilismo mundial em 1984, quando estreou com o carro da equipe Toleman.
.
Durante o tempo em que competiu, Ayrton enfrentou adversários de peso, como o francês Alain Prost, o britânico Nigel Mansell e seu compatriota Nelson Piquet. Em 1988, quando se transferiu da Lotus para a poderosa McLaren, o brasileiro, logo de cara, sagrou-se pela primeira vez campeão mundial. Em 1990 e 1991 Senna voltou a repetir o feito e alcançou o tricampeonato.
.
Em 1994, Senna foi para a Williams e se despediu das pistas no trágico acidente de Ímola, deixando os brasileiros sem um dos maiores nomes de seu esporte. Em dez anos disputando a Fórmula 1, Ayrton conquistou 65 poles, 41 vitórias e três campeonatos mundiais, conquistas que marcaram uma das mais vitoriosas carreiras da categoria.
(Carlos merinhodeoliveiracripim)

Nenhum comentário: