quinta-feira, 28 de junho de 2007

Gustavo Borges é o recordista brasileiro de medalhas em Pan; Hugo Hoyama está na cola.

MANAUS: Panorama Esporte TV

O nadador Gustavo Borges é o atleta brasileiro recordista em medalhas em Jogos Pan Americanos, com 8 Ouros, 8 Pratas e 3 Bronzes ao longo de 4 disputas – Havana/Cuba, 1991; Mar del Plata/Argentina, 1995; Winnipeg/Canadá, 1999 e Santo Domingo/República Dominicana, 2003.

O mesa-tenista Hugo Hoyama, que tem participação garantinda no Pan do Rio aos 38 anos, tem 12 medalhas, sendo 8 de Ouro, 1 de Prata e 3 de Bronze, conquistadas a partir do Pan de Indianápolis, em 1987, nos Estados Unidos. Seis de suas 12 medalhas (ou seja, metade), foram em parceria com Cláudio Kano, em duplas ou por equipe. Falecido em um acidente automobilístico em 1996, Cláudio Kano fez (e perdeu) duas finais Pan Americanas contra Hugo Hoyama, na competição individual e conquistou nada menos que 7 medalhas de Ouro enquanto competiu.

O terceiro melhor desempenho de um atleta em conquistas de medalhas cabe a Fernando Scherer, o Xuxa, parceiro e rival de Gustavo Borges nas piscinas. Xuxa obteve 7 Ouros, 2 Pratas e 1 Bronze, mas escreveu seu nome na história dos Pan’s por ser o brasileiro que mais conquistou Ouro em uma única edição: em Winnipeg (1999), quatro Ouros. Na histórica final dos 100 metros livres, deixou Borges para trás, com o Bronze, contribuindo para impedir um inédito Tricampeonato do amigo e adversário. (TM)

Nenhum comentário: